Dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp)
O número de registros de roubos a ônibus em Manaus teve queda de 10% de janeiro a abril deste ano, em comparação ao mesmo período de 2021, conforme os dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp), da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
Nos quatro primeiros meses de 2022 foram registrados 513 roubos a ônibus na capital. Já no ano passado, de janeiro a abril, o número de registros de crimes desta natureza chegou a 573.
Para o coordenador do Ciesp, major Rouget Brito, a redução é reflexo das ações de policiamento que estão sendo intensificadas na capital.
“O roubo a coletivo é um dos indicadores estratégicos que a Secretaria de Segurança realiza, o monitoramento está prescrito no Plano Estadual de Segurança Pública. E no primeiro quadrimestre deste ano de 2022 houve a redução de 10%, em relação ao mesmo período do ano passado”, disse.
Ações
Além das operações Catraca, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), e Catraca Mais Segura, da SSP-AM, que são realizadas diariamente na capital, as ações de combate a este tipo de delito também contam com o Ponto de Relacionamento Comunitário e Visibilidade (PRCV). A ação também é coordenada pela SSP-AM, por meio da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop). Agentes das forças de segurança ficam em pontos estratégicos da capital para garantir a segurança da população, inclusive em terminais de ônibus.
“O nosso setor faz a contabilização e a análise dessas informações, que é mapeada e repassada para os órgãos realizarem o seu trabalho de subsidiar o processo decisório em nível tático operacional. O policiamento preventivo atuando no local certo e no horário certo, gera essa redução”, explicou o major Rouget.
Disque-denúncia
O disque-denúncia 181 funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. As ligações são gratuitas e sigilosas.
MATERIAL EM VÍDEO
Link: https://drive.google.com/file/d/1tKN2Ft1Od7gdzR-OuJA4vu5whIQ9e6N4/view?usp=sharing
Conteúdo: Imagens de apoio da operação Catraca Mais Segura. Sonora com o major Rouget Brito, coordenador do Ciesp
Imagens: Tarcísio Heden/SSP-AM
Com informações da ACS