Mais de 100 agricultores participaram, nesta semana, de uma excursão técnica aos plantios de café em propriedades assistidas pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio do Projeto Prioritário (PP) do Café, em São Sebastião do Uatumã (distante 247 quilômetros de Manaus). A ação é uma iniciativa da Unidade Local (UnLoc) Idam/São Sebastião do Uatumã, em conjunto com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e prefeitura do município.
Na avaliação da gerente da UnLoc Idam/São Sebastião do Uatumã, Kerolly Lopes, o saldo do evento foi positivo, uma vez que os participantes da excursão tiveram acesso a informações sobre as metodologias e técnicas favoráveis ao plantio do café. “Durante a ação, aconteceram palestras ministradas por profissionais altamente capacitados, nas quais foram abordadas todas as etapas da produção da cultura, do plantio à colheita e beneficiamento”, disse.
Durante a excursão, que aconteceu na última terça-feira (27/02), no Sítio São José, no quilômetro 01 da Estrada da Integração, também foram realizadas, pela Sepror, a distribuição de mudas de café aos produtores participantes da excursão.
“O Idam não tem medido esforços para difundir a cultura do café em território amazonense, e esse comprometimento pode ser visto em ações como esta realizada em São Sebastião, na qual informar e proporcionar mais conhecimentos ao produtor sobre essa cultura é fundamental para a maior geração de emprego e renda no estado”, destacou Kerolly.
O evento reuniu 111 agricultores da Estrada da Integração, do Igarapé do Arumanzal, Igarapé Vai e Vem, e das comunidades de Santana, do Boto e Nova Jerusalém, além de moradores da sede do município e, ainda, agricultores do município de Urucará (distante 261 quilômetros de Manaus).
Foto: Divulgação/Idam