EnvelheSer 60+: Governo do Amazonas realiza atividades de bem-estar e saúde em Rio Preto da Eva


As ações itinerantes do Governo do Amazonas chegaram a Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus), nesta sexta-feira (23/08). Focada na pauta dos direitos da pessoa idosa, a atividade da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) levou o projeto “EnvelheSer 60+”, com dinâmicas e capacitação para mais de 200 idosos.

Realizada em parceria com a rede de proteção do munícipio, no Centro de Convivência do Idoso Antonio Batista Filho, a atividade preconizou os eixos de prevenção, enfrentamento à violência e interiorização das políticas públicas, por meio da oferta de serviços que promovam a saúde, bem-estar e autonomia financeira da pessoa idosa.

Acostumada em participar de atividades físicas no Centro de Convivência, Raimunda Figueira, de 64 anos, disse estar surpresa com os serviços da Sejusc e toda a atividade, que esperava algo mais monótono, por isso incentiva mais ações como essa no município.

“Eu faço de segunda a sexta atividades em casa, além de terça e quinta atividades aqui no Centro, então participar de ações como essa é muito bom, me ajuda com a minha saúde, eu adoro estar aqui. Amei ter vindo para cá, pensava não ser nada assim, mas ainda bem que foi muito bom, adorei participar. Em todas todas as brincadeiras que participei, eu ganhei”, comentou entusiasmada.

De acordo com a coordenadora do projeto “EnvelheSer 60+”, Thalita dos Santos, a ação é uma forma de reforçar as políticas públicas voltadas aos idosos do interior do Amazonas.

“Esse é um projeto que visa interiorizar as políticas públicas, por isso nós trouxemos esses serviços para auxiliar no bem-estar da pessoa idosa, através dos atendimentos, da gincana, e da conscientização sobre os direitos. É um cuidado com a saúde dos nossos idosos do estado do Amazonas”, comentou a coordenadora.

EnvelheSer 60+

O projeto de apoio à rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, “EnvelheSer 60+”, atualiza as políticas e assistência para o público. 

Coordenado pela Secretaria Executiva Adjunta de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), o projeto levou para o município os serviços de orientação jurídica; técnico de enfermagem; aula de hidroginástica; aulão de dança; linhas de crédito do Empreender no Envelhecer; a Gincana Violeta, que estimula o bem-estar do idoso por meio de brincadeiras e dinâmicas físicas; o ‘Capacidoso’, que reforça os mecanismo de auxílio e combate à violência contra a pessoa idosa para a rede de proteção local.

FOTO: Lincoln Ferreira/Sejusc



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias