Iniciativa recebeu apoio do Governo do Estado, por meio do Programa Ciência na Escola
Aproximadamente 60 alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor Anderson de Menezes, em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) participaram do projeto “Esporte e Lazer no âmbito escolar: Implementação de esportes não convencionais nas aulas de Educação Física”. A iniciativa contou com o apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2021, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O ensino teórico e as habilidades práticas de esportes como badminton e do tênis de mesa foram repassados aos estudantes durante as aulas de Educação Física pela coordenadora do projeto e professora de Educação Física, Ingrid Coelho. A iniciativa visou contribuir para a formação cidadã dos alunos, para o aprendizado de diferentes modalidades esportivas e descoberta de novos talentos.
De acordo com a professora, o primeiro contato dos alunos com as duas modalidades esportivas contribuiu fortemente para o aperfeiçoamento dos princípios cívicos, promovendo a integração e atuação direta dos estudantes dentro das salas de aula e na quadra esportiva.
“Além do principal intuito, que é contribuir para a formação cidadã dos alunos através da participação em práticas diferenciadas nas aulas de Educação Física, os alunos conheceram um pouco mais de novos esportes, não divulgados pela mídia e incomuns no contexto regional. Os estudantes aprenderam como é amplo o repertório de atividades físicas que existem no mundo e aperfeiçoaram diversos valores positivos, tais como a cooperação, o trabalho em equipe e a necessidade da realização da prática de atividades físicas tanto no âmbito escolar quanto na comunidade”, destacou Ingrid.
Ainda de acordo com a coordenadora, os esportes escolhidos para o projeto, que foi desenvolvido no ano passado, não causaram aglomeração e foram disputados entre os alunos de forma segura, seguindo os protocolos de prevenção da disseminação do SARS-CoV-2, vírus causador da Covid-19.
Duração
As atividades esportivas de badminton e tênis de mesa foram realizadas no período de cinco meses, durante o segundo semestre de 2021. O primeiro mês do projeto foi dedicado à preparação teórica, de pesquisa e de conhecimento sobre as regras e finalidades destas modalidades não convencionais. Os outros meses foram utilizados para a formação de equipes e disputas práticas dentro do âmbito escolar.
Expansão e apoio da Fapeam
Devido ao sucesso da iniciativa, a ideia é retomar e expandir as atividades no segundo semestre deste ano. Entre os novos esportes que podem ser implantados na escola estão slackline e futebol americano, como informou a professora.
Para Ingrid Coelho, sem o investimento da Fapeam em projetos como este, não seria possível inovar na forma de ensino dos estudantes do estado.
“Com o apoio financeiro da Fapeam foi possível desenvolver essas práticas inovadoras no Âmbito escolar. O incentivo da Fundação possibilitou realizar as atividades na escola pública em que atuo”, comemorou.
Recorde de inscrições e enquadramento
Um total de 1.384 propostas foram aprovadas na etapa de enquadramento do Programa Ciência na Escola (PCE), Edital nº 004/2022. A lista foi divulgada nesta quarta-feira (06/04) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). A divulgação do resultado final ocorrerá no mês de maio.
A etapa de enquadramento consiste na análise da equipe técnica da Fapeam em relação ao cumprimento dos requisitos e documentos solicitados para a concorrência ao edital. As propostas enquadradas seguem para a próxima fase do Programa, que corresponde à análise de mérito realizada pelo Comitê de Especialistas.
Neste ano, a edição 2022 do PCE recebeu número recorde de submissão com 1.811 projetos inscritos por professores de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus, ultrapassando as marcas históricas alcançadas nas edições de 2019, 2020 e 2021 (767, 912 e 1.088 propostas, respectivamente).
Com informações da ACS