Fenômeno Juliette pós-BBB e relação arrojada com fãs serão discutidos em painel da Rio2C


Juliette saiu do BBB 21 milionária, não só em cifras em sua conta bancária, como também em números nas redes sociais. Três anos após sair do confinamento campeã, a relevância da paraibana continua intacta e a força motriz que impulsiona a artista segue presente: os cactos (como chama a legião de fãs dela). É sobre essa relação potente, intensa e muito bem “regada” que abordará o painel “Fãs – Formação e Manutenção de Comunidades”, na Rio2C, o maior evento de criatividade da América Latina, que utilizará o case de Juliette em sua dinâmica. A palestra acontece no dia 6 de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

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Foto: Brunini

Há poucas ‘Juliettes’ quando se pensa na trajetória dos participantes pós-Big Brother Brasil. Desde a apoteótica edição de 2020 que o reality show da TV Globo traz esse formato de mesclar anônimos e famosos e é difícil destacar um nome, até mesmo entre os ‘Camarotes’ (famosos), que tenham tido um pós tão catártico quanto o dela.

A paraibana, que vivia uma vida humilde e estudava para Concurso Público antes de entrar no BBB, deixou o programa somando mais de 20 milhões de seguidores no Instagram. Fenômeno que o público do reality nunca havia testemunhado, Juliette foi disputada para estrelar campanhas publicitárias e já possuía um pontapé inicial na música estruturado, com envolvimento de nomes como ninguém mais ninguém menos que Anitta.

Para que o ‘Furacão Juliette’ ganhasse vida, quando ela ainda sequer imaginava que tinha fãs devotos aqui fora, houve uma força-tarefa por parte das pessoas designadas para cuidar das redes sociais dela ao longo do reality show. Apesar desse esforço, dia e noite, ao longo dos 100 dias de confinamento, o que evidentemente fez a diferença, o principal sempre foi ela, com sua essência que cativou milhares de pessoas e floreou um deserto que logo se tornou repleto de cactos.

Ao deixar o programa no topo do pódio, Juliette fora entregue a uma equipe capaz, arrojada e milimetricamente estratégica, que soube reter em enorme público atingido ao longo dos dias de reality. Ela, porém, se provou uma mestra em fidelizar, em fazer com que o público quisesse permanecer por perto acompanhando cada um de seus passos, no que quer que ela decidisse fazer.

Tudo se desenrolou com muita cautela e planejamento. Juliette não se deslumbrou com as inúmeras e mais variadas propostas que foram postas à mesa e nem mesmo com o fato de já deixar o confinamento amada e respeitada pela classe artística – incluindo nomes como Caetano Veloso, Elba Ramalho e Chico César. Muitos deles, diga-se de passagem, seus ídolos. Ela colocou a cabeça no lugar, refletiu e decidiu que, antes de dar qualquer passo, queria estudar para poder seguir na música.

Foi, então, quatro meses após a final do BBB, em setembro de 2021, que Juliette entregou seu primeiro EP, encabeçado pela faixa “Diferença Mara”. O que chegou como um pop regional, com muitos elementos da música nordestina, foi aos poucos se desdobrando em um pop mais comercial – sem nunca romper, é claro, com suas raízes.

Nesse interim, depois de provar que era capaz de converter seu estrondoso sucesso nas redes sociais em casas de show lotadas, na “Turnê Caminho” e em outras ocasiões, que a cantora lançou seu disco de estreia. O “Ciclone”, que veio em agosto de 2023, chegou acompanhado de parcerias com artistas como Marina Sena, João Gomes e Dilsinho.

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O jeitinho ‘Ju’ de manter cativo um público gigantesco

O fato de a tal história da ‘Ju’ ser parecida com a de muita gente foi, sem dúvidas, um dos pilares para ter feito de Juliette o fenômeno que é. Desde o início do reality show, ela sempre se mostrou muito verdadeira, honesta e sincera para com os outros e também com os próprios sentimentos. Mesmo rechaçada e, muitas vezes, perseguida pelos colegas no jogo, ela nunca se perdeu de sua essência, o que a ajudou a chegar até a final.

Desde o dia um, o público viu identificação em Juliette, e continuou vendo após o programa. A paraibana é um tanto ativa nas redes sociais – só no Instagram, ela acumula 30,6 milhões de seguidores. Lá, ela se abre sobre diferentes aspectos de sua vida, mostra os bastidores de seus projetos e proporciona momentos de conversa com os fãs.

A gratidão explicitada pelo público é um outro ponto que mantém os cactos sempre por perto. Desde que deixou o confinamento e encontrou um mundo completamente diferente aqui fora, Juliette sempre fez questão de agradecer os fãs, reafirmar uma relação quase que ‘maternal’ com eles, além, é claro, de prezar por interagir com eles no online e também no offline.

O poder de um bom posicionamento

Dentro do BBB, Juliette já carregava em si várias bandeiras, enquanto mulher, nordestina e advinda de uma família e realidade humildes. Em suas interações e discussões, ela sempre demonstrou atitude combativa ao preconceito e discriminação, de todas as ordens. Aqui fora, nunca foi diferente.

A artista faz questão de se posicionar sobre assuntos relevantes e de interesse público, que vão desde política até saúde da população. Além de discurso, quase sempre em uma iniciativa visando conscientizar as pessoas, Juliette abre seus perfis numerosos e com enorme alcance para dar luz a importantes pautas e, até mesmo, arrecadar e destinar doações.

Aos olhos do público, a cantora se mostra sensível, solidária, preocupada e engajada com questões sociais e de relevância pública, consciente de seu lugar e de seus privilégios, e sempre muito presente.

Mais sobre o painel “Fãs – Formação e Manutenção de Comunidades”

Juliette tem presença confirmada no terceiro dia de Rio2C, mais precisamente em 6 de junho, quinta-feira, às 14h, na Cidade das Artes. Ela será palestrante ao lado da empresária Kamilla Fialho, que ajudou a lançar artistas como Anitta e Lexa; a jornalista e profissional de Marketing Fabiana Guimarães; e a CEO de uma agência de planejamento estratégico do ramo de entretenimento, Marina Mattoso.

“Vamos entender a complexa dinâmica entre fãs e artistas, destacando estratégias eficazes para a formação e manutenção de comunidades sólidas. Como os artistas podem cultivar conexões autênticas e duradouras com seus fãs, através de uma comunicação transparente, interações pessoais e o uso inteligente das plataformas digitais. Além disso, exploraremos a importância do engajamento contínuo, da criação de espaços inclusivos e da valorização do feedback como elementos chave na construção de comunidades vibrantes e leais em torno do trabalho artístico”, diz a produção do evento sobre o painel em questão.

Programação Rio2C 2024

Na programação de painéis estão nomes do setor audiovisual como o roteirista e produtor israelense-americano Ron Leshem, criador das séries “Euphoria”, “Valley of Tears” e “No man’s land” e do filme “Beaufort”, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; o criador e produtor executivo nigeriano Editi Effiong, à frente dos filmes “The Black Book”, “Up North” e “Day of Destiny”; a produtora e estrategista em impacto social brasileira-americana Sandra Buffington, conhecida pelos documentários “#Shout” e “Brainwashed: Sex-Camera-Power”, e Carlos Saldanha, animador, diretor, roteirista e produtor, que dirigiu grandes sucessos como “A Era do Gelo”, “Rio” e “O Touro Ferdinando”, e em 2023 lançou a live action “How to be a carioca”.

Na área da música, um dos keynotes é Annabella Coldrick, CEO do Music Managers Forum, a maior organização global de empresários musicais, contando com mais de 2.700 membros, entre eles representantes dos maiores artistas, compositores e produtores da atualidade, assim como os cantores Ney Matogrosso e Jão.

Foto: Divulgação / Rio2C

Na área de marcas e propaganda, estão confirmados Eduardo Tracanella, CMO do Itaú; Renata Gomide, VP do Grupo Boticário, e João Branco, eleito profissional de marketing do ano em 2021, CMO do McDonald’s por oito anos e autor do livro “D[ê] Propósito”. Jaqueline Weigel,  futurista global e estrategista em Foresight e Futures Studies e única brasileira certificada na área pelo Center of Future Intelligence and Research, também estará no Rio2C 2024.

Representando os esportes, Cristiane Kajiwara, presidente da CBFA, Confederação Brasileira de Futebol Americano; Gustavo Herbetta, CMO do COB, e Fernando Scherer, empresário, palestrante, mentor de saúde mental e performance, também estão confirmados, assim como os influenciadores digitais Jojo Todynho, Casimiro (CazéTV) e Blogueirinha. A lista será atualizada periodicamente no site do Rio2C 2024.

Ingressos

Os ingressos para o Rio2C já estão à venda. Há opções de entrada para um único dia do evento, o Day Pass, como também em caráter de passaporte para mais de um dia dentro das categorias Festivalia, Industry e Creator. Os valores variam entre R$ 50,00 e R$ 1100,00 no primeiro lote.





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