A I Feira de Sustentabilidade do Polo Industrial de Manaus (fesPIM), que será realizada na semana que vem em Manaus, de 27 a 29 de novembro, no Studio 5, vai experimentar uma ideia que pretende ser aplicada, em projeto ampliado, ao Centro da capital amazonense.
Trata-se da possibilidade do consumidor comprar produtos fabricados pelas indústrias locais sem incidência de impostos, principalmente o ICMS.
Esse Duty Free vai funcionar na FesPIM porque as empresas da ZFM terão estandes e poderão negociar diretamente com o consumidor final, sem perfazer o caminho que hoje encarece, na própria zona franca, bens fabricados aqui mesmo.
Isso ocorre principalmente por causa da logística que atualmente vigora para abastecer o comércio do Amazonas.
É que as fábricas mandam seus produtos para o Sudeste do país e só depois voltam para a cidade onde foram fabricados, no Norte, para comercialização no varejo.
Os idealizadores do projeto acreditam que poderão aquecer o comércio de Manaus, no Centro, com a vinda de turistas, atraídos por preços menores, como já aconteceu nos anos de 1980.
De acordo com o diretor comercial da FesPIM, o ex-presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur) Orsine Júnior, o Duty Free é o segundo conceito lançado pela fesPIM.
“O primeiro conceito é de que o Polo gera sustentabilidade, e o do Duty Free é que é possível fazer um atrativo turístico com os produtos do PIM. Essa é uma semente que estamos plantando na fesPIM para que esse conceito se torne realidade”, explicou Orsine.
Na FesPIM, Alguns dos produtos que estarão disponíveis são: geladeiras, microondas, ar condicionados, TVs, relógios, motocicletas, bicicletas, motores de polpa, motores estacionários, colchões e outros.
“O Duty Free chega como mais uma ferramenta de defesa do Polo, por que se o PIM promover o desenvolvimento turístico da região a gente tem outra alternativa econômica. Nosso modelo gera emprego, gera renda, gera tributo para o Brasil”, concluiu o diretor comercial da Feira.
O evento
A I fesPIM nasce como um novo conceito de defesa do PIM e tem o objetivo de mostrar a importância e o potencial do modelo econômico para a preservação da floresta e a geração de emprego e renda no Amazonas.
FONTE https://bncamazonas.com.br/poder/fespim-suframa-duty-free-manaus/