Ouro histórico em dose dupla. O Campeonato Amazonense de Handebol Cadete das categorias Masculino e Feminino de 2023 terminou com festa para o município de Urucará, que primeiro venceu a estiagem para chegar à capital e depois superou todos os adversários para conquistar as duas categorias de forma invicta. As finais aconteceram neste domingo (15/10), no ginásio do Rio Negro, em Manaus.
Feminino
As meninas foram as primeiras a fazer a festa. Sob a liderança da goleira Jade e da craque Tayane, a equipe venceu a Liga de Santa Etelvina por 20 a 17. Foi a coroação de uma campanha invicta, com quatro vitórias, liderada pelos professores Jhon Lopes e Josias Libório.
Na disputa do terceiro lugar do Feminino, Manacapuru ficou com o bronze ao vencer o HCM/Unip/Manauara por 29 a 17.
Masculino
Na decisão do Masculino, novamente a seleção de Urucará foi dominante durante os 40 minutos de jogo e venceu o time de Novo Airão por 34 a 28. No total, a equipe obteve cinco vitórias na competição, sendo três na fase classificatória e duas na etapa eliminatória (semifinal e final).
Na disputa do terceiro lugar do Masculino, o 3A/Uninorte/Rio Negro/CSP fez um jogo bastante acirrado diante do Santa Etelvina/CJB e superou o adversário por 25 a 23. O bronze coroa o trabalho de base desenvolvido pelos professores Odivaldo Marques e Rondinele Catunda.
Apoiadores
A Liga de Handebol do Amazonas (LIHAM) conta com os seguintes apoiadores em 2023: Governo do Amazonas (Sedel), Prefeitura de Manaus (Fundação Manaus Esporte), deputada estadual Alessandra Campelo, vereador Allan Campelo, Emanuel Sports & Marketing (assessoria de imprensa), Kempa (bolas oficiais), Dale Hand (cola para handebol), Dr. Guaraná Energy Shot, Santa Cláudia (água mineral) e Best Laser Depilação.
Resultados oficiais
Cadete Feminino
Terceiro lugar: Manacapuru 29×17 HCM/Unip/Manauara
Final: Urucará 20×17 Santa Etelvina
Cadete Masculino
Terceiro lugar: 3A/Uninorte/Rio Negro/CSP 25×23 Santa Etelvina
Final: Urucará 34×28 Novo Airão