Os crimes cibernéticos continuam crescendo na capital, dessa vez a imagem do diretor técnico do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) foi utilizada por criminosos para aplicar o golpe da venda de veículos por falso leilão e de facilitação para obtenção de Carteira de Habilitação. Essa não é a primeira vez que esse tipo de crime acontece. Antes, os golpistas usavam a imagem do então diretor-presidente do órgão, delegado Rodrigo Sá, que deixou a função no final de março.
Com a mudança na direção do Detran-AM, os criminosos atualizaram o golpe e criaram um perfil falso no Facebook e no WhatsApp com a imagem do diretor técnico. “Os criminosos são tão caras de pau que nem perceberam que eu não sou o diretor técnico e não diretor-presidente, como colocaram no perfil falso”, disse David Fernandes, diretor técnico do Detran-AM.
Os golpistas estão utilizando a imagem de Fernandes e se apresentando como diretor-presidente para abordar as vítimas tanto pelo WhatsApp quanto pelo Facebook. Eles enviam um texto pelo WhatsApp oferecendo um “esquema facilitado” para adquirir um veículo ou obter uma CNH.
Diante do golpe, David Fernandes fez um vídeo e postou nas suas redes sociais. “Façam as coisas de forma correta. As pessoas só caem no golpe porque tentam se beneficiar de forma errada. O Detran tem o leilão, que é publicado no site do órgão, onde possui todas as explicações. Não tem ninguém do departamento vendendo habilitação, moto ou qualquer coisa”, enfatizou Fernandes.
Fonte: Portal Baré