Governo do Amazonas certifica 60 profissionais da Segurança Pública no primeiro Curso Superior de Polícia


Cerca de 60 profissionais de segurança pública, entre policiais militares e civis, receberam, no final da tarde de terça-feira (10/12), certificado de conclusão do primeiro Curso Superior de Polícia do Estado do Amazonas. A solenidade de entrega foi no auditório do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), localizado na avenida Coronel Teixeira, bairro Nova Esperança, zona oeste.

O Curso Superior de Polícia (CSP), que teve início no mês de julho deste ano, é o resultado de uma parceria sólida firmada entre a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a capacitação reflete no compromisso com a educação e aprimoramento contínuo dos policiais militares, voltados principalmente para inovação e gestão da segurança pública.

“Essa qualificação é um divisor de águas para a nossa instituição e para os órgãos que integram o sistema de segurança pública. O conhecimento adquirido não ficará restrito às salas de aula, mas será levado às ruas, traduzindo-se em ações mais eficazes e em um profissional de segurança pública ainda mais capacitado e preparado para servir à sociedade amazonense”, enfatizou o coronel Klinger.

O Curso Superior de Polícia visa preparar os tenentes-coronéis e coronéis da PMAM e delegados de classe especial da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) para assumirem os postos e funções de nível estratégico, preparando-os com a qualificação adequada para o processo decisório, além de habilidades referentes a estudo de Estado Maior, e Gestão Estratégica para os Comandos das Corporações.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Vinicius Almeida, divulgou, na solenidade, que haverá ainda uma parceria de especialização de doutorado inédita, aqui no Amazonas, voltada para Segurança Pública, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

“Nosso objetivo é engrandecer as instituições de Segurança Pública com investimentos, não só na parte operacional, mas também em conhecimento, pois dessa forma teremos profissionais cada vez mais capacitados em servir à população amazonense”, enfatizou o secretário.

A primeira turma, batizada de coronel PM Hélcio Rodrigues Mota, foi composta por 60 alunos, entre policiais militares e civis, sob o regime presencial, com duração de seis meses e carga horária de 480 horas.

O reitor da UEA, André Zogahib, ressaltou que a concretização do curso é uma forma de reconhecimento do governador Wilson Lima, que investiu recursos públicos na capacitação dos agentes de segurança.

“A formação do CSP fora do Estado era um investimento caríssimo, não apenas pelo valor do curso, mas precisamos levar em consideração também o pagamento de passagens, diárias, custeados pelo Estado para o servidor. Fazendo aqui, além de economizarmos recursos públicos, conseguimos desenvolver uma especialização de alto padrão na nossa universidade estadual”, destacou o reitor.

Homenagem

A primeira turma do Curso Superior de Polícia do Estado do Amazonas homenageia o primeiro comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) oriundo das próprias fileiras da corporação, o coronel QOPM Hélcio Rodrigues Mota. Ele assumiu o comando em 1983, marcando a primeira vez que um oficial da ativa da PMAM alcançou essa posição. Antes disso, os comandantes-gerais da corporação eram escolhidos do efetivo das Forças Armadas.

FOTO: William Ribeiro/PMAM



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias