Serão substituídos 902 pontos de iluminação na área urbana do município
O Governo do Amazonas iniciou, nesta quarta-feira (1º/06), a implantação do programa Ilumina+ Amazonas em Barreirinha (distante 331 quilômetros de Manaus). O município é o terceiro, depois de Tefé e Parintins, que terá seu sistema de iluminação pública antigo substituído por luminárias modernas de LED. O programa, que está modernizando o sistema de iluminação pública do interior do estado, é executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
De acordo com o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo, serão substituídos 902 pontos de iluminação em Barreirinha. “O governador Wilson Lima quer que boa parte das ruas estejam com a nova iluminação já no aniversário da cidade, em 9 de junho próximo”, disse Marcellus, que nesta quinta-feira (02/06) também acompanha o início dos serviços em Itacoatiara (a 176 quilômetros da capital).
Até o fim do ano, o governador Wilson Lima pretende modernizar a iluminação pública urbana das 25 maiores cidades do estado, com investimento inicial de R$ 110 milhões. Com a cidade de Maués, que já tem toda a iluminação em LED feita pelo Estado, serão 26 municípios com 100% da área urbana iluminada pelo programa.
Balanço
Em Tefé (a 523 quilômetros da capital), que está entre os primeiros a receber a ação, ao lado de Parintins, até o último fim de semana, já foram substituídas 2.388 luminárias, o equivalente a 87% do total previsto. Em Parintins, foram trocadas 3.338 (57%).
Outro município incluído no programa é Novo Airão, onde, inicialmente, estava prevista a implantação por convênio firmado com a Prefeitura local e agora será por execução direta da UGPE.
O Governo do Amazonas também firmou convênios com as Prefeituras de Atalaia do Norte e Alvarães, e está repassando os recursos que irão utilizar para efetuar a implantação do novo sistema de iluminação pública.
Benefícios
A luminária de LED economiza em até 60% o custo com a energia elétrica e tem maior eficiência, ou seja, ilumina mais com menos consumo, além de contribuir com a segurança das cidades.
Também contribui com o meio ambiente, tendo em vista que no interior do estado há muitas termelétricas, nas quais o óleo diesel é utilizado e, com as luminárias públicas de LED, o consumo do combustível irá reduzir.
Com informações da ACS