O governador Wilson Lima apresentou um balanço das operações de segurança e fiscalização realizadas durante o Natal e Réveillon. As ações, que envolveram 2,6 mil servidores, resultaram em uma redução de 66,7% nos acidentes com vítimas fatais e 28,5% nos sem vítimas, aliviando a demanda nos principais hospitais de Manaus.
“Tivemos um fim de ano positivo, com redução na procura por atendimentos nas unidades de saúde, reflexo da atuação integrada entre Detran, PM, PC, Bombeiros e Secretarias de Segurança e Saúde”, destacou Wilson Lima.
Nos dias 24, 25, 31 de dezembro e 1º de janeiro, o efetivo foi reforçado com 2,6 mil agentes, com barreiras e policiamento nas áreas de maior movimento, como Ponta Negra e Largo São Sebastião.
As operações também reduziram em 37% os atendimentos nos prontos-socorros João Lúcio, Platão Araújo e 28 de Agosto. A ortopedia do Platão Araújo teve uma queda de 60% na demanda, enquanto o HPS 28 de Agosto registrou 26% menos cirurgias gerais.
A Operação Natal Mais Seguro, iniciada em novembro, também reforçou a segurança em áreas comerciais e bancárias, com 1,4 mil PMs. Os homicídios caíram 40%, e os roubos, 18%, enquanto as apreensões de armas subiram 171%.
No Complexo Hospitalar Sul, que inclui o HPS 28 de Agosto e o Instituto da Mulher Dona Lindu, mais de 11 mil atendimentos foram registrados em dezembro. O HPS 28 de Agosto realizou 708 cirurgias, aumentando a média de 15 para 24 por dia. O Instituto da Mulher realizou 123 cirurgias ginecológicas e aumentou em 40% o número de partos.