Guerra na Ucrânia completa 6 meses nesta quarta-feira

 

A Guerra na Ucrânia completa 6 meses nesta quarta-feira (24). O conflito elevou custos de insumos de energia, como gás e petróleo. Receio de cortes por parte da Rússia preocupam a Europa, que se prepara para um inverno de racionamento. A dificuldade em obter grãos e fertilizantes elevou preços de alimentos ao redor do mundo e impactou mesmo os países distantes da guerra.

O Programa de Desenvolvimento da ONU estima que a alta de alimentos e energia colocou 71 milhões na pobreza, atingindo principalmente pessoas nos Bálcãs e na África Subsaariana.

Desde 24 de fevereiro, foram confirmadas 5.587 mortes de civis, segundo dados divulgados pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) na segunda-feira (22). O próprio órgão, no entanto, alerta que o número real de vítimas é muito maior, considerando a dificuldade enfrentadas pelas autoridades para fazer os registros.

Além disso, no início da semana, o chefe das Forças Armadas da Ucrânia, general Valeriy Zaluzhnyi afirmou que quase 9 mil militares ucranianos foram mortos na guerra com a Rússia.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias