Hospital Regional de Itacoatiara recebe visita de técnicos da Saúde para fortalecer monitoramento e identificação de doenças

Município é o segundo a receber visita técnica da FVS-RCP

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Com o objetivo de fortalecer os Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar no interior do estado, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RC), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realiza, até sexta-feira (08/04), visita técnica ao Hospital Regional José Mendes, em Itacoatiara (a 176 mil quilômetros de Manaus).

As visitas técnicas são realizadas para monitoramento na detecção das Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e avaliações sobre prevenção, controle de infecções e segurança do paciente, além de orientações para as equipes técnicas municipais.

A estratégia segue o cronograma realizado pela Coordenação Estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (CNVEH/FVS-RCP) e Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS), que já contemplou o município de Manacapuru.

“Assim como em Manacapuru, a coordenação estadual de Vigilância Hospitalar atua em Itacoatiara para que os processos realizados em hospital sejam aprimorados, passando por estratégias, como avaliações e monitoramento”, destaca Tatyana Amorim, diretora-presidente da FVS-RCP.

A apoiadora do Ministério da Saúde (MS) no Amazonas, Fabiana Bianchet, destaca que os NVEH representam um grande avanço institucional para a qualidade e organização dos serviços de saúde no interior. “Os núcleos de Vigilância Hospitalar são essenciais para assistência e ações de promoção, prevenção e controle de doenças”, ressalta Fabiana.

Cronograma

As visitas técnicas voltadas para a Vigilância em Saúde em ambiente hospitalar serão realizadas, de março a junho, em mais quatro hospitais do interior do estado: Coari, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Referência

A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e, por meio da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, atua com vigilância permanente sobre os problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população dentro do ambiente hospitalar.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Com informações da ACS

Compartilhe nas Redes

últimas noticias