Search
Close this search box.

Ilumina+ Amazonas conclui a modernização da iluminação pública de Urucará


A Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas concluiu a modernização da iluminação pública do município de Urucará (a 261 quilômetros de Manaus). O município foi beneficiado com 2.140 pontos de LED, contemplando a sede da cidade e mais nove comunidades.

A sede do município recebeu 1.591 pontos de iluminação. Nas comunidades foram 549, sendo 212 em Castanhal, 75 em Marajazinho, 62 em Sol Nascente, 57 em Amanari, 44 em Bussual, 33 em Boa Esperança, 31 em Divino, 25 em Bonança e 10 em Minha Casa Minha Vida.

São 40 municípios já alcançados pela nova tecnologia e 71 comunidades rurais e indígenas. A meta estabelecida pelo governador do Amazonas, Wilson Lima, é implantar em todos os 61 municípios do interior uma iluminação pública sustentável e de alta qualidade até a 30ª Conferência do Clima (COP-30), que acontecerá em novembro de 2025, em Belém (PA).

Os próximos municípios beneficiados serão Caapiranga, com 959 pontos de LED em 21 comunidades, com previsão de início para o dia 26 de junho, e Santa Isabel do Rio Negro, com 930 pontos a serem instalados a partir de julho. Em Presidente Figueiredo, que já recebeu LED na sede e em cinco comunidades, o Governo autorizou a implantação no loteamento Vale das Nações.

Ilumina+ Amazonas

Realizado pela UGPE, o Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.

Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida da população do interior e essa é uma das ações nesse sentido.

“Os trabalhos estão sendo realizados com rapidez. Em Urucará, por exemplo, foram instalados cerca de 167 pontos de iluminação por dia, estabelecendo um novo recorde de produtividade. Isso só é possível devido a um planejamento bem executado, uma logística eficiente e uma equipe experiente, que já atuou em 40 municípios”, afirmou o secretário.

Luciene Serrão, 45, moradora do Conjunto Caranã, no Bairro da Glória, relata que, com a chegada do Ilumina+ Amazonas, a qualidade de vida melhorou muito. “Agora, ficou tudo mais iluminado. As ruas não estão mais na escuridão. Antes, quando não tinha iluminação, era muito perigoso”, relata a moradora.

FOTO: Divulgação / Caio de Biasi-Avanço



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias