Search
Close this search box.

Ipaam abre inscrições para capacitação em CAR e Licenciamento Ambiental


O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) abriu inscrições para a Oficina Cumprimento dos Requisitos Ambientais: Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Licenciamento Ambiental. O curso é voltado para servidores e colaboradores do órgão, consultores do setor primário e demais interessados. 

A capacitação será realizada na próxima segunda-feira (17/06), de 14h às 17h, no Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas do Ipaam, localizado na Av. Mário Ypiranga, 3280, no bairro Parque 10 de Novembro. As inscrições podem ser feitas através do link https://forms.gle/oXu2E5eCNBq2eBdH9.

Os temas terão como facilitadoras as analistas ambientais do Instituto Adriana Barbosa e Silvana Pimentel. O curso abordará a legislação aplicada ao CAR e orientações sobre os requisitos básicos, erros mais comuns cometidos no processo de licenciamento de atividades agropecuárias e agroindustriais.

A capacitação da Gecap é uma das seis oficinas que serão disponibilizadas pelo órgão aos servidores, colaboradores e ao público externo interessado no assunto, até o final de junho, seguindo o cronograma de ações em comemoração ao mês ambiental.

O CAR

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público e eletrônico, obrigatório a todos os imóveis rurais a fim de compor a base de dados para monitoramento, controle, planejamento ambiental e econômico, além de contribuir para o combate ao desmatamento. O registro é obrigatório para a obtenção de crédito rural e a adesão a diversos outros programas governamentais.

Para que todos estejam aptos a inscrever e corrigir os cadastros por meio do Sistema Integrado do Cadastro Ambiental Rural (Sicar) é necessário conhecimento acerca da legislação ambiental vigente e domínio dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

Foto: Divulgação / Ipaam



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias