Um jovem, de 20 anos, foi hospitalizado após sofrer um enfisema pulmonar enquanto se masturbava na Suíça, país da Europa Ocidental. O caso raro foi relatado na última edição da revista ‘Radiology Case Reports’, por médicos do ‘Cantonal Hospital’ do mesmo país. De acordo com informações do site Metropóles, o paciente, de nome não revelado, buscou ajuda por conta de uma dor súbita no peito e falta de ar grave.
Ele foi socorrido e ao chegar no pronto-socorro apresentou inchaço no rosto e ruídos diante da pressão no pescoço, peito e braços. O artigo médico ainda explicou que o rapaz tinha histórico de asma leve não tratada e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).
Exames de raio-X mostraram que o rapaz tinha ar preso no mediastino, um espaço no peito entre os pulmões. O diagnosticado aplicado foi de pneumomediastino espontâneo (SPM), uma condição que faz com que o ar escape dos pulmões e se aloje na caixa torácica, e enfisema subcutâneo profundo. No caso do suíço, o ar se espalhou pelo corpo, chegando ao crânio.
O paciente ficou internado durante quatro dias, com passagem de um dia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital com os sinais vitais monitorados pelos médicos. O pneumomediastino espontâneo é uma condição rara que acomete principalmente homens jovens, desencadeado por exercícios físicos extenuantes, tosse extremamente forte, vômito excessivo ou manobra de Valsalva.
Fonte: Portal Baré