Lula entrega obras no Amazonas e critica descaso do governo Bolsonaro


Lula na BR-319 (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

Sem citar explicitamente o nome de Jair Bolsonaro (PL), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta terça-feira (26) em Manaus o abandono do Amazonas pelo governo de seu antecessor, marcado pela falta de entregas de obras no estado.

Lula anunciou um investimento local de R$ 7 bilhões em áreas como infraestrutura, energia, logística, desenvolvimento regional e produção de petróleo e gás. Segundo o presidente, o País não fica bom “porque de vez em quando se elege alguém que não tem compromisso com nada”.

“O povo pobre trabalhador é tratado como se fosse invisível. Só na época da eleição é que pobre vira importante”, afirma o presidente diante de autoridades e beneficiários do programa habitacional.

O presidente entregou 576 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida em Manaus (AM) e obras na BR-319, que liga Manaus a Porto Velho (RO).

Leia também: Lula cobra interino do Rio de Janeiro: “prenda ladrões e milicianos”

Mais de dois mil amazonenses foram beneficiados no Residencial Morar Melhor 13, 14 e 15, localizado no bairro Tarumã-Açu, com equipamentos comunitários voltados à convivência e à qualidade de vida.

Desde a retomada do Minha Casa, Minha Vida, em 2023, foram contratadas 27 mil moradias somente no Amazonas.

Em Manaus, foram 20.138 unidades habitacionais, com R$ 3,1 bilhões em investimentos. As unidades da Faixa 1 somam 9,9 mil moradias, o equivalente a 45% do total contratado no município.

“Está na Constituição brasileira que casa é um direito de todo e qualquer cidadão e nós temos apenas que cumprir a Constituição. Tem gente que nunca tinha tomado banho no chuveiro, tem gente que nunca sabia o que era uma privada, tem gente que não sabia o que era uma pia ou lavar um prato numa torneira. E isso é desumano num país que tem todo o potencial de fazer casa para todo mundo”, disse.

Ao visitar obras de asfaltamento na BR-319, o presidente disse que a rodovia será uma estrada-modelo de qualidade e preservação ambiente.

“A BR-319 não é uma estrada qualquer. Ela está situada em um lugar muito sensível da Amazônia e a gente, para autorizar a fazer essa estrada, estamos discutindo há meses, meses para sabe qual é o sistema de segurança ambiental mais seguro, que envolva empresários, o governo federal, o governo do estado, os prefeitos das cidades, a Polícia Federal, Exército brasileiro”, explica o presidente.

Segundo ele, todo esse rigor para a pavimentação da BR-319 se faz necessário para que não haja desmatamento da floresta, venda de madeira ilegal sem levar em conta os prejuízos ao meio ambiente.

“Então, nós vamos trabalhar para que a BR-319 seja a estrada que vai ser feita com o maior cuidado ambiental já realizado em qualquer país do mundo. Será a estrada-modelo, modelo de qualidade e de preservação ambiental”, assegura.



Source link

Compartilhe nas Redes

últimas noticias