Mais de 100 pessoas são levadas a hospital com queimaduras nos olhos após uso de pomada de cabelo

Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso. Lista da Anvisa informa quais são os produtos autorizados para uso.

Em dois dias, mais de 100 pessoas foram atendidas na emergência do Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio, com queimaduras nas córneas causadas pelo uso de pomada modeladora de cabelos. A Secretaria Municipal de Saúde investiga o caso.

Os pacientes contaram que, durante o banho, o produto escorreu do cabelo para os olhos, provocando ardência e queimadura.

“Eu tinha perguntado à menina se a pomada em si ardia o olho. Eu fiquei 24 horas sem molhar o cabelo. Depois eu molhei e comecei a arder. O médico falou que é pra eu não usar mais a pomada, que eu posso até ficar cega, que tinha casos de pessoas que ficaram cegas por causa da pomada”, disse a estudante Raíssa Victória Silva.

A Vigilância em Saúde e o Instituto de Vigilância Sanitária do Rio (Ivisa-Rio), órgãos da Secretaria Municipal de Saúde, tentam identificar quais as marcas dos produtos usados pelos pacientes e onde eles foram comprados.

“Já identificamos algumas marcas e notificamos a Anvisa, que publicou uma lista de pomadas que não devem ser usadas. É uma situação muito preocupante porque os casos são muitos e alguns com gravidade, com cegueira temporária e situações extremas”, disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Algumas marcas estão com a comercialização e uso suspensas pela Anvisa por conterem produtos que são considerados nocivos à saúde e que causam intoxicação ocular.

Por: G1

Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias