Ministra Rosa Weber é empossada como nova presidente do STF

A ministra Rosa Weber foi empossada na tarde desta segunda-feira (12/9) para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). A magistrada substitui o ministro Luiz Fux e, diferentemente de gestores anteriores, não cumprirá dois anos de mandato porque se aposentará em outubro de 2023, quando completa 75 anos. Na mesma cerimônia, o ministro Luís Roberto Barroso foi empossado como vice.

Discursando em nome do tribunal, a ministra Cármen Lúcia exaltou o perfil técnico e equilibrado da colega. A magistrada ainda criticou os ataques ao Judiciário e defendeu a ordem e a democracia brasileira. “Não se promove a democracia provocando comportamentos desmoralizantes de pessoas e instituições”, disse a magistrada.

“Vossa Excelência não assume o cargo em momento histórico de tranquilidade social e de calmaria, bem diferente disso. Os tempos são de tumulto e desassossego no mundo e no Brasil”, reforçou. “A despeito das dificuldades momentâneas ninguém seria mais adequada para estar na posição agora assumida. Magistrada séria, responsável, democrata”, afirmou Cármen Lúcia. Correio Brasiliense.

Foto: Reprodução



Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias