A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, da Prefeitura de Manaus, iniciou nesta quinta-feira, 26/5, uma série de cursos para gestantes e seus acompanhantes. Mensalmente, serão disponibilizadas 15 vagas para grávidas que participarão de trocas de informações sobre gestação, parto, puerpério (período pós-parto) e aleitamento materno com profissionais da equipe multiprofissional da unidade.
Para participar, as gestantes devem solicitar a inscrição na Unidade Básica de Saúde (UBS) onde realizam pré-natal, caso a unidade seja vinculada à Moura Tapajóz. Preferencialmente, a grávida deve participar do curso com um companheiro, familiar ou amigo, que também estará com ela durante o momento do parto e no puerpério.
“No curso, temos médicos, enfermeiros, assistentes sociais, fisioterapeutas e psicólogos da nossa equipe oferecendo informações e orientações para as gestantes sobre o ciclo gravídico e puerperal, e enfatizando não apenas o aspecto prático e fisiológico do momento, como também os aspectos sociais e emocionais da gestação e da maternidade”, explica a diretora da maternidade, a enfermeira obstetra Núbia Pereira da Cruz.
O encontro, indicado para mulheres que já estejam no último trimestre de gestação, tem como base teórica as recomendações da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com enfoque nos “Dez Passos Para o Sucesso do Aleitamento Materno”, da Norma Brasileira para Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de Primeira Infância (NBCAL), do cuidado Amigo da Mulher, e da lei federal nº 11.108/2005 (Lei do Acompanhante e Paternidade Responsável).
No encontro serão abordados os temas: saúde emocional durante a gravidez; quando ir à maternidade: sinais e sintomas do trabalho de parto e tipos de parto; imunização; cuidados com o recém-nascido; amamentação; direitos da gestante; e fisioterapia antes e durante o trabalho de parto.
A assistente social Loiana Alencar de Melo, uma das organizadoras do curso, informa que a atividade reúne informações importantes, baseadas nas boas práticas e nas atuais evidências científicas, para que o parto e o nascimento se configurem como uma experiência positiva para a gestante e sua rede de apoio familiar.
“A gestação é um período de profundas transformações para a mulher, tanto no que diz respeito ao seu corpo quanto às suas emoções. Então, essa é uma oportunidade singular para as gestantes adquirirem conhecimentos, expressarem seus sentimentos, compartilharem experiências e esclarecerem dúvidas, por meio da experiência e vivência dos profissionais que conduzem o curso”, destaca.
— — —
Texto – Marcella Normando/Semsa
Foto – Camila Batista/Semsa