No Amazonas, carne de jacaré manejado passa a ser consumida em fevereiro

Na tarde da última terça-feira (14/1), na sede do Instituto Mamirauá em Tefé, a 525 km de Manaus, ocorreu uma reunião para tratar da 1ª Feira do Jacaré-açu de Manejo do Estado do Amazonas prevista para acontecer em fevereiro deste ano. A expectativa dos ribeirinhos pela comercialização do jacaré-açu de manejo vem desde 2003, porém o processo para a venda da carne do animal se intensificou a partir de 2017.

Como etapas preliminares desta feira, no período de 25 de novembro a 1º de dezembro de 2019, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) participou de um curso promovido pelo Instituto Mamirauá sobre legislação, licenciamento e assessoria de desenvolvimento do manejo sustentável de jacarés em Tefé. A atividade era uma das etapas para a liberação de licença para o manejo do jacaré no Amazonas e o documento resultante deverá estar disponível ainda em janeiro de 2020.

O jacaré é um dos animais da região amazônica de grande potencial econômico, por ser completamente aproveitado para comercialização. O couro é vendido para o mercado de bolsas e sapatos por cerca de R$ 30 o centímetro, já a carne é destinada à alimentação e as vísceras são utilizadas para fazer ração animal.

FONTE https://www.portaldoholanda.com.br/noticia-hoje/no-amazonas-carne-de-jacare-manejado-passa-ser-consumida-em-fe

Compartilhe nas Redes

últimas noticias