O programa Ilumina+ Amazonas, do Governo do Estado, alcançou a marca de 45% de execução nesta semana. Até agora, 13 municípios amazonenses e 18 comunidades rurais foram contempladas com a modernização da iluminação pública com o LED. Isso significa a implantação de 27,3 mil novos pontos de luz com a tecnologia mais econômica, potente e menos poluente.
Lançado pelo governador Wilson Lima, o Ilumina+ Amazonas contemplou as cidades de Maués, São Sebastião do Uatumã, Humaitá, Tefé, Nhamundá, Parintins, Barreirinha, Boa Vista dos Ramos, Autazes, Urucurituba, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
Nesta semana, o Ilumina+ Amazonas iniciou os serviços de modernização da iluminação pública no distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré; e nas comunidades de Novo Remanso e Engenho, em Itacoatiara. Além disso, a modernização também está em andamento em Humaitá, com 87% dos serviços executados; e em outras cinco comunidades rurais de Presidente Figueiredo, com 73% de conclusão.
O Ilumina+ totaliza investimentos da ordem de R$ 110 milhões e deve alcançar, até o final do ano, 27 cidades em todo o estado. Os próximos munícipios a serem contemplados serão Boca do Acre, Eirunepé, Carauari, Benjamin Constant, Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira.
Também estão na lista as cidades de Borba, Coari, Codajás, Novo Airão, Manacapuru, Iranduba e Beruri.
EFICIÊNCIA – Administrado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), o programa Ilumina+ Amazonas leva serviços de modernização de iluminação pública por meio da substituição das lâmpadas convencionais por LED.
A iniciativa reduz os impactos ao meio ambiente e os custos de manutenção por parte das prefeituras, uma vez que possui maior eficiência e durabilidade, diminuindo o consumo de energia em até 60%.