As obras emergenciais de recuperação em uma tubulação de drenagem onde uma cratera se abriu na Avenida Atlântica, bairro Raiz, Zona Sul de Manaus, durante chuva na capital continuam nesta sexta-feira (2). Na ocasião, dois carros foram “engolidos” com o surgimento da cratera. Segundo a prefeitura, o prazo para a conclusão do serviço é de 10 dias.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), informou que o problema foi ocasionado porque a tubulação foi instalada ainda na década de 80, e não suportou o volume das águas sob sua estrutura, ocasionando o afundamento de dois grandes trechos da via, deixando a área intrafegável.
De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, desde o ano passado, vários pontos da cidade que estão em situações críticas passaram por obras estruturais.
Porém, mesmo com esse trabalho preventivo, alguns pontos sofreram devido às tubulações serem antigas e não terem recebido manutenções nas últimas décadas.
“Existem microbacias, como essa aqui do igarapé do Quarenta, com tubulações de mais de 40 anos. Estamos trocando por tubulações modernas, mais longevas, que duram 60, 70 anos. São tubulações que vão resolver definitivamente esse problema. Acredito que em até 10 dias, estejamos devolvendo esta via para trafegabilidade aqui da zona Sul da cidade de Manaus”, enfatizou Almeida.
Em entrevista à CBN Amazônia, o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) informou que as obras de recuperação da via começam ainda nesta quinta-feira. De acordo Renato Júnior, 30 aduelas – uma estrutura de concreto utilizada em sistemas de drenagem – serão colocadas no local.
“Nós usaremos pelo menos 30 aduelas naquele local, e serão conduzidas ainda hoje para lá. Nós precisaremos de 10 a 15 dias para entregar o local. Colocaremos as aduelas e aquilo ficará muito mais firme”, contou Renato Júnior na ocasião.
Fonte: g1