Pacientes dividem leito em hospital da Índia Foto: DANISH SIDDIQUI / REUTERS-AAA+Reuters
Pacientes com Covid-19 na Índia estão dividindo leitos. Registros feitos pela agência de notícias Reuters nesta quinta-feira mostram dois homens compartilhando uma cama enquanto usam máscaras de oxigênio em um hospital público na capital, Nova Delhi. Em outra foto, um homem e uma mulher estão deitados no mesmo espaço. O país com mais de um bilhão de habitantes bateu recorde ao contabilizar 200 mil novos casos da doença nas últimas 24 horas.
Faltam insumos: Cerca de 30% dos hospitais privados têm estoque de anestésico e ‘kit intubação’ para apenas 5 dias, diz associaçãoPacientes dividem leitos em hospital na Índia Foto: DANISH SIDDIQUI / REUTERS
O Hospital Lok Nayak Jai Prakash Narayan (LNJP), onde foram feitas as fotos, é uma das maiores unidades de atendimento exclusivo para pacientes infectados com o coronavírus no país. Há mais de1500 leitos no local, 300 para pacientes em estado crítico. Àqueles que não precisam ser intubados se amontoam na enfermaria enquanto tentam superar a falta de ar.
— Estamos definitivamente sobrecarregados. Já estamos trabalhando a plena capacidade. Apenas hoje tivemos 158 admissões. Quase todos eram casos graves — disse o diretor médico do hospital, Suresh Kumar.
Além do fluxo intenso de ambulâncias na unidade, alguns pacientes também chegam em ônibus e riquixás. A mais jovem vítima da doença atendida, segundo a direção, foi um bebê recém-nascido.
O recorde absoluto de casos registrado em 24 horas é dos Estados Unidos, mais 300 mil em 2 de janeiro. No Brasíl, o máximo foi de 97,5 mil em 25 de março.