O prefeito Renato Junior reuniu-se com pesquisadores e dirigentes do Inpa, na manhã desta quarta-feira (24), na sede da Prefeitura de Manaus, para fechar uma parceria que une ciência e infraestrutura urbana. O acordo selou projetos estratégicos que trarão melhorias diretas para a população nas áreas de meio ambiente, mobilidade, turismo e conforto térmico.
A parceria estabeleceu frentes urgentes de atuação prática no tecido urbano, coordenadas por diferentes secretarias municipais:
Recuperação da lagoa do Inpa: Desvio do esgoto e da drenagem pluvial que poluem o lago do campus, além de realizar estudos para a dragagem do fundo para conter o assoreamento.
Alargamento da Avenida André Araújo: O projeto viário de expansão da via será apresentado formalmente ao instituto para avaliar o impacto em suas dependências e planejar eventuais desapropriações necessárias.
Abrigos de ônibus climatizados: Estudos desenvolvidos pelo Inpa sobre conforto térmico na floresta serão incorporados pela prefeitura no design das novas paradas de ônibus de Manaus, buscando amenizar o calor severo da capital.
Aquário de Manaus e turismo de imersão
Está determinada a inclusão imediata dos cientistas no comitê de concepção do futuro Aquário de Manaus, que será erguido no Centro Histórico. O diretor do Inpa, Henrique Pereira, celebrou a decisão, citando o potencial de agregar especialistas de renome mundial, como o pesquisador Adalberto Val.
No campo do turismo sustentável e da educação ambiental, o plano prevê ainda a criação de uma trilha ecológica imersiva dentro do próprio Inpa, inspirada em lendas amazônicas, além da construção de uma praça molhada para servir de espaço de convivência. As discussões técnicas avançam agora para mesas de trabalho integradas entre o corpo de cientistas do Inpa e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) para detalhar os cronogramas de execução das obras.













