Imagem: RadarBox
Um avião Airbus A320 passou a cerca de 300 metros de altura sobre a cidade de Catanduva, no interior de São Paulo, nesta manhã de terça-feira, 14 de novembro, após os pilotos acharem que estavam pousando em São José do Rio Preto depois de uma falha de GPS na aeronave.
A situação ocorreu com o voo LA-4640, da LATAM, com A320 de matrícula PR-MHM, que partiu do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, às 08h24 da manhã.
Segundo é possível ouvir nas mensagens da frequência de comunicação da Rádio Rio Preto, disponível abaixo nesta matéria, quando o voo passava próximo a Catanduva, o piloto informou ao operador da rádio que estavam iniciando um 360º para reduzir a altitude antes da aproximação para o pouso.
Logo depois, o operador informou que o Controle Academia solicitou que eles voltassem a fazer contato na frequência do controle de tráfego aéreo da Academia da Força Aérea. Mais alguns minutos adiante, e o piloto voltou a falar com o operador de Rio Preto, informando que tinham uma divergência de GPS, e que estavam iniciando o procedimento de aproximação para pouso em São José do Rio Preto.
Pouco depois, por volta de 09h13, o operador avisou aos pilotos que o Controle Academia novamente solicitou o retorno deles à frequência. O piloto então respondeu que não seria possível, pois já estavam na aproximação para o pouso.
O operador alertou-os que a Academia informou que eles estavam fazendo a aproximação para Catanduva. O piloto respondeu que estava em contato visual com Rio Preto, mas o operador voltou a alertar que o que eles viam era o aeroporto de Catanduva, e que eles deveriam voltar à frequência da Academia.
Segundo dados das plataformas de rastreamento online de voos, o avião chegou a estar a cerca de 2.700 pés (822 metros) de altitude sobre Catanduva quando a arremetida foi iniciada. Essa altitude significa cerca de 300 metros de altura sobre o terreno, já que a cidade fica a 500 metros de altitude.
O momento da aproximação em Catanduva – Imagem: RadarBox
Após a arremetida, os pilotos conduziram o Airbus A320 até São José do Rio Preto e efetuaram o pouso às 09h28, conforme também foi possível ouvir nas comunicações, disponibilizadas abaixo.
O Aeroporto João Caparroz, de Catanduva, tem uma pista de asfalto de cabeceiras 06/24, com 985 metros de comprimento por 20 de largura. O Aeroporto Professor Eriberto Manoel Reino, de São José do Rio Preto, tem uma pista de asfalto de cabeceira 07/25, com 1640 metros de comprimento por 35 de largura.
AEROIN solicitou um posicionamento da companhia e atualizará esta matéria após resposta.
Áudio – frequência da Rádio Rio Preto entre 09h00 e 09h30 desta terça-feira, 14 de novembro
Obs: avance para 04:30 para ouvir o primeiro contato do voo 4640
Fonte: Aeroin