Polícia Civil alerta para pagamentos com cartões por aproximação nas compras para fim de ano


Delegacia de Repressão aos Crimes Virtuais ressalta cuidados que consumidor precisa ter ao sair para realizar compras

Com as festas de fim de ano se aproximando, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) faz um alerta para os pagamentos com cartões por aproximação, principalmente na hora de realizar a transação em locais lotados. Segundo a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (Dercc), os pagamentos nessa modalidade, com o cartão físico ou virtual, têm se tornado alvos de golpes.

Ao subtraírem os cartões, os criminosos conseguem usá-los para movimentar centenas de reais rapidamente. Outra forma é o uso de maquininhas escondidas em que o criminoso se aproxima das pessoas para tentar fazer operações sem prévia autorização.

De acordo com o delegado Denis Pinho, titular da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos, como não há necessidade de digitar a senha, muitas vezes o consumidor só percebe que foi vítima de roubo horas depois.

“Nesse período de festividade, esses criminosos aproveitam os lugares de grande aglomeração, geralmente a região central. É importante que a pessoa não demonstre que está realizando pagamento, seja ele com o cartão da carteira digital do smartphone ou cartão físico”, explicou.

Conforme a PC, a primeira ação a ser tomada pelo consumidor, ao perceber que foi vítima de golpe, é registrar o Boletim de Ocorrência (BO) na delegacia mais próxima. Após o BO, é fundamental que o consumidor notifique o banco o mais rápido possível e faça a contestação dos valores.

Dicas
Denis Pinho também ressalta alguns cuidados que o consumidor precisa ter ao sair para realizar as compras.

“Existe uma forma bem eficiente que algumas pessoas utilizam, que é embrulhar o cartão quando for colocar no bolso. Outra forma é utilizar o papel alumínio, você pode embrulhar seu cartão, que ele tem esse poder de isolar. Na hora de efetuar o pagamento, você tira o papel e realiza a transição. Essas são algumas das dicas para que o consumidor não caia nesse tipo de golpe”, disse.

FOTOS: Lucas Silva/Secom



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