A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), deflagrou uma operação na quinta-feira (22/08) e apreendeu 1,2 tonelada de entorpecentes, incluindo maconha do tipo skunk e cocaína, em um caminhão nas proximidades do Porto da Ceasa, na zona sul de Manaus. A droga está avaliada em mais de R$ 20 milhões. O motorista do veículo, de 42 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Em coletiva de imprensa, nesta sexta-feira (23/08), o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que essa apreensão é resultado de um trabalho de inteligência realizado pelo DRCO, que desde o início do ano vem fazendo grandes operações de enfrentamento às organizações criminosas, principalmente na região de fronteira, por onde a droga é escoada para Manaus.
Segundo Fraga, do Amazonas, a droga apreendida ontem seria levada até o estado do Pará, de onde seria distribuída para outros estados do país. A ação contou com o apoio do canil da Guarda Civil Municipal.
“Foram apreendidas 1,2 toneladas de drogas, entre cocaína e maconha, um prejuízo de mais de R$ 20 milhões para essas organizações criminosas. Nós vamos continuar dando respostas à população sobre todo o trabalho que a Polícia Civil vem desenvolvendo nesse combate ao comércio de drogas”, afirmou o delegado-geral.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, enfatizou que, com essa apreensão, o Amazonas chega à marca de quase 31 toneladas apreendidas somente em 2024.
“Esses dados mostram o quanto as polícias do Amazonas estão empenhadas e preparadas, fazendo justamente essas conexões investigativas para chegar a essas apreensões. Todos participando de maneira integrada”, ressaltou Almeida.
Investigação
Segundo o delegado Mário Paulo, diretor do DRCO, na manhã de ontem, os policiais identificaram que um caminhão com uma carga, que também continha uma expressiva quantidade de entorpecentes, teria se deslocado para o Porto da Ceasa. Foi possível identificar a transportadora, e os policiais averiguaram que o material seria colocado em uma balsa para seguir ao estado do Pará.
“Com o apoio do cão farejador da Guarda Civil Municipal, fizemos uma vistoria em diversos caminhões dessa transportadora, e o cão sinalizou para um caminhão onde possivelmente estaria o entorpecente. Fizemos a vistoria na presença tanto do motorista quanto dos representantes da empresa, e dentro de uma carga de plástico foram encontradas diversas caixas de papelão contendo tabletes de substância entorpecente”, detalhou o delegado.
De acordo com o diretor do DRCO, o motorista do caminhão foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas. O homem, juntamente com o material apreendido, foi encaminhado à sede do DRCO. Ele será submetido a audiência de custódia e ficará à disposição da Justiça.
As investigações seguem em andamento para saber a origem e o destino dos entorpecentes, além de identificar outras pessoas que eventualmente possam ter contribuído para a prática desse crime.
FOTO: Erlon Rodrigues/PC-AM