Batalhão de Policiamento Ambiental do Amazonas (BPAmb), desarticulou, no domingo (29), uma rinha de galo no Bairro Santa Etelvina, na Zona norte de Manaus. Dois homens, um de 29 e outro 60 anos, foram presos.
Segundo a corporação, por volta das 11h, a equipe recebeu uma denúncia relatando que a dupla estaria praticando a rinha. A informação também dizia que os criminosos estavam aprisionados vários pássaros em gaiolas.
Já no local, os policiais encontraram os acusados e os animais. Os infratores não apresentaram a Licença Ambiental única (LAU) para a criação em cativeiro dos curiós e foram presos.
Ao todo foram apreendidos 92 galos; quatro curiós; uma pinça; uma tesoura; 10 esporões perfurantes; sete buchas de treinamento; 10 biqueiras de treinamento; uma balança; uma seringa; um frasco de medicação restrita; dois celulares e tambor.
Os homens foram encaminhados para o 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Segundo o Batalhão Ambiental, matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, praticar rinha de galo sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida, ou outorgada pela autoridade competente, configura Crime Ambiental, sujeitando os autores às penalidades previstas na Lei.