Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (22) a Operação Júvia, que visa desarticular uma organização criminosa envolvida com o tráfico transnacional de drogas. A ação acontece simultaneamente em Manaus, Campina Grande e Salvador.
A investigação iniciou a partir de uma apreensão de 12kg de cocaína e 3kg de maconha, realizada no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, em 2019. A droga estava escondida dentro de embalagens de Castanha do Brasil e tinha como destino o Nordeste Brasileiro.
Em 2022, durante as investigações, ocorreu um novo episódio, com o mesmo modus operandi, com a apreensão de aproximadamente 25kg de maconha do tipo “skunk”, que culminou à deflagração da Operação Júvia. Ao todo, são cumpridos seis mandados de busca e apreensão e 1 de prisão preventiva.
Em Manaus, os mandados estão sendo cumpridos em dois endereços na zona norte da cidade. Na ação de hoje, a polícia quer aprofundar a investigação sobre a procedência, destinação da droga e identificação de outras pessoas envolvidas.
As penas dos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico podem ultrapassar 25 anos de reclusão. PF busca desarticular organização criminosa A Operação Júvia é uma ação de grande importância para o combate ao tráfico de drogas no Brasil.
A Polícia Federal busca desarticular uma organização criminosa que atuava de forma transnacional, transportando drogas da Amazônia para o Nordeste do país. A ação é um exemplo do trabalho que a PF vem realizando para combater o narcotráfico e garantir a segurança da população brasileira.