Na quarta-feira (05/06), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), realizou o resgate de uma preguiça, na zona norte de Manaus.
Os policiais militares do BPAmb receberam informações, via linha direta, de que havia uma preguiça em via pública, no bairro Cidade de Deus. A equipe policial se deslocou até o local e realizou o resgate, em seguida, por estar sem ferimentos, o mamífero foi levado para soltura em habitat natural.
O comandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), responsável pelo Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), coronel PM Santarém, revela que de janeiro a abril deste ano 84 animais silvestres foram apreendidos e 36 resgatados pela unidade especializada.
Ainda segundo o coronel Santarém, a maioria dos animais apreendidos veio de ocorrências ligadas ao tráfico de animais ou mantidos em criadouros inapropriados e cativeiros.
“Em relação aos resgates que nossas equipes de policiamento ambiental realizam, apesar de não ser nossa atividade-fim, quando recebemos denúncias de casos de animais, principalmente, silvestres e quando constatados ferimentos, não podemos omitir-nos nessas situações, e atendemos os casos com todo comprometimento possível”, explicou.
Crime Ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.
FOTO: Divulgação/PMAM