A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Regimento de Policiamento Montado (RPMon), prendeu um homem, de 30 anos, e apreendeu 35 espingardas, sendo 19 completas e 16 desmontadas. A ação policial aconteceu na tarde de quinta-feira (21/11), no município de Novo Airão (a 115 quilômetros da capital).
O comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel Alysson Lima, disse que por volta das 14h, os policiais militares estavam em patrulhamento pelo bairro Remanso, quando ouviram disparos de arma de fogo, nas proximidades da rua Ivo de Almeida. Durante as diligências, os policias militares encontraram o suspeito, que foi abordado.
“Foi encontrado com ele, mais de 30 armas de fogo. São espingardas de diversos calibres, além de outras peças de vários armamentos. Mais uma ação do nosso regimento de cavalaria, das nossas tropas especializadas da Polícia Militar”, explicou o tenente-coronel.
Questionado, o homem afirmou estar testando o armamento após realizar sua manutenção. Ele relatou aos PMs que trabalhava com conserto de armas.
Foram apreendidas, durante a ação policial, nove espingardas calibre 20, quatro de calibre 16, duas calibre 28, e outras quatro de diferentes calibres. Também foram encontradas 79 munições de diferentes calibres, deflagradas e intactas.
Entre as peças de armas de fogo encontradas no local estavam: 17 guardas-mão, sete coronhas, 16 canos, seis receptáculos e cinco receptáculos com canos. Os policiais militares também localizaram um pássaro curió, mantido em cativeiro, configurando crime ambiental.
O homem, juntamente com todo o material apreendido, foi conduzido à 77ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Novo Airão.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTO: Divulgação/PMAM