A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio dos militares do Serviço Extra Gratificado (SEG), por volta das 13h30 desta terça-feira (31/10), realizou procedimentos de reanimação em um homem de 49 anos que teve um princípio de infarto na Avenida Santos Dumont, zona oeste de Manaus.
Os militares, sob o comando do sargento Machado e do sargento Israel Amorim, estavam de serviço na barraca quando observaram um motorista dirigindo. Ele parou repentinamente no meio da via devido a uma forte dor no peito.
O sargento Israel Amorim, ao perceber o ocorrido, prestou os primeiros socorros. “Eu reclinei o banco do carro onde o homem estava e realizei o procedimento que foi essencial para que ele voltasse a respirar normalmente,” disse o sargento.
Uma ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi acionada para prestar os socorros mais adequados. O homem foi encaminhado ao Serviço de Pronto Atendimento (SPA) da Redenção, onde recebeu atendimento médico e passou por exames.
O técnico de enfermagem do SAMU, Francisco Santos, disse que “a prontidão no atendimento dos policiais garantiu a sobrevivência da vítima”.
Após o ocorrido, a sensação de alívio é compartilhada pelos policiais: “O sentimento é de dever cumprido. Quando fomos acionados, a vítima estava sem sinais vitais, o que foi assustador. No entanto, iniciamos os primeiros socorros habilmente e quando percebemos que ele voltou a respirar, foi uma sensação extremamente gratificante. Graças a Deus, obtivemos sucesso nesta missão também. A PMAM está sempre pronta para servir, proteger e cuidar da população”, disse o sargento PM Machado, um dos militares que participou da ocorrência.
Fotos: Divulgação/PMAM