Policlínica Codajás realiza ações extras em saúde em homenagem ao Dia da Mulher

Servidoras e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS-AM) tiveram acesso a ações em saúde em alusão ao Dia Internacional da Mulher

FOTOS: Islânia Lima

A Policlínica Codajás, unidade de saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou nesta quarta-feira (08/03) e quinta-feira (09/03), ações em saúde em alusão ao Dia Internacional da Mulher nos nove setores da unidade de saúde.

Entre os atendimentos, foram disponibilizadas consultas ginecológicas, exames preventivos, atendimento estético, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e C, ultrassonografias de mama e abdômen, tireoide, palestras, lanches, distribuição de lembrancinhas e panfletos sobre a conscientização da data para servidores e usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS-AM), na unidade.

As ações fazem parte do pacote de em alusão ao mês Março Lilás e Amarelo, campanha nacional cujo propósito é conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer do colo do útero e da endometriose.

O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo destaca que as mais de 300 servidoras da Policlínica e cerca de 18 mil mulheres, que passam mensalmente na unidade merecem todo tratamento especial.

“Muitas delas são as provedoras da casa, cuidam da saúde delas e dos familiares e poder dar a elas a oportunidade de ter um SUS humanizado e de qualidade é nosso dever, além de claro, fazer nossas campanhas internas rotineiras para falar de prevenção”, disse Figueiredo.

Nesta quinta-feira, o setor Saúde Mental deu continuidade à data comemorativa, com um café da manhã, orientações de saúde e serviço de beleza para servidoras e usuárias do SUS na unidade.

A psicóloga da Policlínica Codajás, Fabiane Vasques, explica que eventos como estes são de extrema importância. “Esse tipo de evento, proporciona reflexões sobre a necessidade do autocuidado. Possibilita a desmistificação sobre assuntos relacionados à saúde mental, além da necessidade de buscar ajuda sempre que necessário, pois após a pandemia percebe-se que houve um aumento de ansiedade e depressão”, disse.

Outras ações ainda acontecerão este mês, como a Pesquisa Transelus na que acontecerá nesta sexta-feira (10/03). Serão oferecidos exames extras em saúde para homens trans, não binários e mulheres homoafetivas, no Ambulatório de Diversidade Sexual e Gêneros do Estado do Amazonas.

Visitando a unidade pela primeira vez, a usuária do SUS, Maria Oliveira, 43, aproveitou para fazer o exame preventivo. “Vim fazer uma outra consulta e vi a ação e já aproveitei para fazer meu exame preventivo. Nós, mães, que vivemos na correria, é bem complicado pensar na gente e se cuidar e ver no caminho essas ações ajudam a gente a ter mais saúde”, concluiu.

Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias