Nesta segunda-feira (12), a Prefeitura de Manaus anunciou uma série de medidas para combater as queimadas e, consequentemente, reduzir a presença de fumaça na cidade.
No domingo (11), o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) iniciaram o monitoramento da qualidade do ar na capital, que está coberta por fumaça originada de queimadas em outras cidades do Amazonas.
Segundo o programa “Queimadas” do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), até ontem, foram detectados 706 focos de queimadas no estado do Amazonas, mas Manaus não apresentou nenhum foco durante esse período.
Confira as ações que a Prefeitura pretende adotar:
Campanha Publicitária: Continuação da campanha “SEM QUEIMADAS, NÃO HÁ FUMAÇA”.
Comitê Municipal: Criação do Comitê Municipal de Combate às Queimadas.
Articulação Regional: Cooperação com municípios da região metropolitana e com a Associação dos Municípios do Amazonas para ações conjuntas.
Boletins Informativos: Publicação diária sobre a situação das queimadas.
Orientações Médicas: Recomendações da SEMSA sobre cuidados com a saúde.
Prevenção de Vegetação Secas: Medidas para evitar o acúmulo de vegetação seca, que pode causar queimadas.
Campanha de Sensibilização: Divulgação em escolas, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Referência de Assistência Social, terminais de transporte, feiras e mercados sobre os riscos das queimadas.
Sensibilização Rural: Campanha direcionada ao setor primário da zona rural e periurbana sobre o “Não Uso do Fogo”.
Alternativas ao Fogo: Divulgação de métodos alternativos para preparo do solo sem uso de fogo.
Unidade de Fiscalização: Formação de uma unidade especial composta pela Guarda Municipal Ambiental e SEMMASCLIMA para fiscalização e combate às queimadas.