Prefeitura certifica mais de mil pessoas em oficinas e palestras no primeiro semestre de 2022

Com o intuito de viabilizar oportunidades e melhorar a inserção de trabalhadores e empreendedores no mercado de trabalho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), certificou 1.128 participantes que se qualificaram por meio dos cursos organizados pelo Departamento de Qualificação Profissional (DQP) do órgão.
 

Conforme os dados do DQP, o total dessas certificações equivale às ações de janeiro a maio deste ano, sendo 543 qualificados em oficinas e cursos, 501 pelo projeto “Conexão de Aprendizagem” e 84 por meio de palestras.
As qualificações são o resultado do lançamento de sete editais, que possibilitaram a realização de 50 oficinas e cursos. Além disso, foram realizados três eventos em formato de palestras presenciais com temas voltados para os trabalhadores, sobre segurança no trabalho, empreendedorismo e técnicas para entrevista de emprego.
“Desde o ano passado, a Semtepi vem trabalhando para fortalecer a oferta de qualificação profissional. A intenção é preencher lacunas de profissionais em nosso município. O Sine Manaus tem vagas que precisam ser preenchidas e muitas vezes não o são, porque faltam pessoas qualificadas. Diante disso, lançamos dois editais no último ano, o Mais Inovação, que tem a intenção de qualificar pessoas na área de inovação tecnológica, e o edital Qualificar é o caminho certo para empregar ou empreender, e estão ocorrendo agora as formações profissionais, além da operacionalização de emendas parlamentares”, destacou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.
Segundo ele, as ações neste ano serão fortalecidas ainda mais com o programa “Salto: Aceleradora de MEIs”, colocando à disposição dos microempreendedores individuais qualificação profissional de qualidade.
“Os cidadãos que precisarem de qualificação profissional junto à Prefeitura de Manaus, completamente gratuito, de qualidade e de forma assertiva, podem acompanhar as páginas da prefeitura e da Semtepi”, observou Radyr.
Oportunidade
“A prefeitura, por meio da Semtepi, vem trabalhando incansavelmente para qualificar a população manauense de forma profissional e empreendedora. Em 2022, ainda teremos lançamentos de editais com muitas vagas de qualificações e nós esperamos que todos participem e se inscrevam, pois tudo é de forma gratuita. Com certeza isso agrega muito na carreira, conhecimento, aprendizado e na prática, o participante terá ótimos resultados”, pontuou a diretora do DQP, Rayana Pinho.
Ela chamou a atenção para o fato dos participantes das palestras ou cursos de formação se sentirem gratificados pela possibilidade de participarem das qualificações gratuitas.
“As pessoas têm um grande sentimento de gratidão quando participam e se formam conosco, ficam muito gratas pela oportunidade e isso é a nossa força para continuar com as ações e não parar. Sabemos que o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, então é importante se qualificar”, salientou.
Para a execução dos cursos, houve a necessidade de efetivar alguns projetos já elaborados pela secretaria, entre eles estão o “Qualificar é o Caminho Certo para Empregar” (três editais); “Qualifica Artista Manauara” 5.0 e 6.0 (dois editais); “Aprendendo Para Empreender” (um edital) e “Mulheres Empreendedoras 4.0” (um edital).
Ao todo, foram 15 palestras realizadas por meio do projeto “Conexão de Aprendizagem”, que formou mais 500 alunos que receberam orientações sobre os mais diversos temas com o objetivo de fortalecer as áreas de conhecimento no mercado de trabalho e empreendedorismo.
— — —
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Foto – João Viana / Arquivo – Semcom

Compartilhe nas Redes

últimas noticias