Prefeitura de Manaus e Ministério da Saúde alinham avanços na área de vigilância em saúde

O fortalecimento das ações de vigilância em saúde e a redução da transmissão de doenças como tuberculose, malária e HIV/Aids foram temas tratados entre a Prefeitura de Manaus e o governo federal, a partir do encontro da secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, e da secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, Ethel Maciel, na manhã desta sexta-feira, 21/7, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
 
Ethel Maciel, que cumpre agenda da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) em Manaus, adiantou alguns encaminhamentos do Ministério da Saúde para a intensificação do combate a doenças de importância epidemiológica em Estados e municípios da região e alinhou com a secretária Shádia Fraxe a união de esforços para reduzir as condições de transmissão em Manaus. De acordo com Ethel, os esforços para ampliar as ações de combate devem ser empreendidos ainda neste segundo semestre.
 
Shádia Fraxe apresentou algumas das iniciativas já desenvolvidas pela gestão municipal na área de vigilância epidemiológica, destacando a ferramenta i-TB, desenvolvida pela Semsa para aprimorar o registro, o monitoramento e a avaliação de casos e ações de controle da tuberculose.
 
A secretária explicou que o Sistema i-TB, desenvolvido por técnicos da própria secretaria, está sendo implementado na rede de saúde municipal para facilitar o planejamento e a execução de estratégias de controle. A plataforma reúne dados como consultas, medicações e exames, e deve auxiliar gestores e profissionais de saúde no acompanhamento dos pacientes.
 
A gestora entregou à Ethel Maciel uma cópia da portaria que regulamenta e institucionaliza o uso do i-TB no âmbito municipal. “A área técnica de Tuberculose, do Ministério da Saúde, conheceu e elogiou o sistema, e Manaus está à disposição, inclusive, para ceder o sistema, para uso local, aos municípios”.
 
Shádia também enfatizou os esforços da gestão municipal para a prevenção e controle de outras doenças como as hepatites virais, sífilis, HIV/Aids e malária, para as quais Manaus está incrementando as estratégias de combate. “Nosso objetivo é virar a chave e alcançar resultados realmente significativos na área de vigilância epidemiológica, e este processo já está em curso”, afirmou.
 
 

Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias