Prefeitura de Manaus promove o primeiro encontro de capacitação voltado a bolsistas do município

A Prefeitura de Manaus, via Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), realizou, nesta quinta-feira, 2/6, a abertura do primeiro Encontro de Capacitação de Bolsistas beneficiários dos programas Acesso à Cidadania e Passaporte para a Inclusão Social.
 
 

 
 

O evento, realizado no Parque Municipal do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul, contará com dois dias inteiramente focados na realização de oficinas de capacitação para o aprimoramento do atendimento nos equipamentos de assistência social da cidade.

 
“Esse processo de formação que iniciamos hoje é essencial para que esses beneficiários entendam melhor a importância do próprio papel dentro dos serviços que oferecemos à população. Grande parte dos nossos bolsistas atua na parte de recepção, outros em serviços de manutenção ou serviços gerais, então entendemos a importância de trazer esse conhecimento sobre as políticas públicas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) como uma forma de melhorar todo o serviço que prestamos”, destacou a secretária da Semasc, Jane Mara Moraes.

 
A Chefe da Divisão de Gestão de Benefícios Assistenciais e Eventuais, Sulamita Castro, destaca os planos para as próximas ações voltadas para os bolsistas.

 
“Nesse primeiro momento estamos trabalhando com aqueles que trabalham na linha de frente do atendimento à população nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). Dando continuidade a essa programação, queremos buscar também novos encontros com os bolsistas de outros equipamentos, como os de média e alta complexidades”, explicou.

 
Trabalhando no Creas Leste Prourbis há mais de seis anos, Keity Anne Araújo foi uma das bolsistas a participar do encontro.

 
“Acho importante conhecer a diretoria, entender melhor como tudo funciona e aprender coisas novas. Fora que a bolsa vem me ajudando há muito tempo. Principalmente depois dessa pandemia em que tanta gente perdeu emprego. Foi a bolsa que não me deixou sem nada, então eu fico muito feliz de estar aqui”, concluiu.

 
Programas de inclusão social

 
Os programas de Acesso à Cidadania e o Passaporte de Inclusão Social fazem parte da política pública de assistência social do município de Manaus e visam assistir pessoas com deficiência ou em estado de vulnerabilidade social, para serem inseridas no mercado de trabalho e desenvolverem sua independência financeira.
 
 
 
— — —
Texto – Guilherme Araújo Pacheco / Semasc
Foto – Marcely Gomes / Semasc

Compartilhe nas Redes

últimas noticias