A rua Marquesa de Santos, no bairro Coroado 1, zona Leste da cidade, começou a receber, na manhã desta sexta-feira, 28/10, os serviços da Prefeitura de Manaus. Uma equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) trabalha na recuperação de uma rede de drenagem profunda com aproximadamente 20 metros de extensão.
A área apresentou uma cratera na via e, durante a visita técnica, a equipe de engenharia detectou uma erosão provocada por um rompimento na tubulação de águas pluviais da prefeitura.
Dez homens da Seminf atuam, de forma célere, na substituição dos tubos danificados, além dos serviços de limpeza e recuperação das caixas coletoras, que resolverá definitivamente o problema da comunidade.
Segundo a engenheira Márcia Pantoja, responsável pela obra, a Seminf tem atuado, de maneira imediata, em obras emergenciais, para prevenir acidentes e minimizar maiores transtornos à população, garantindo a segurança de todos.
“A determinação do prefeito David Almeida e do secretário de Obras, Renato Júnior, é que, ao primeiro sinal de rompimento de drenagem, a Seminf atue de imediato, levando a solução ao problema e diminuindo o impacto na vida das pessoas, e é o que temos feito. Neste caso do Coroado 1, a intervenção é delicada, uma vez que uma construção irregular foi realizada em cima da tubulação da prefeitura. O trabalho é todo manual para não comprometer a estrutura das residências do entorno, uma vez que as casas são muito próximas umas das outras, e o peso das máquinas pode trazer algum risco. A prioridade é a segurança das pessoas e de suas residências”, explica a engenheira Márcia.
Uma equipe de 12 profissionais do distrito de obras do Coroado trabalha na obra com a troca dos tubos danificados, por peças em cimento armado e ferro, que garantirão uma maior durabilidade do serviço. Na sequência, a via receberá os serviços de drenagem superficial com a colocação de meio-fio e sarjeta, além da recuperação asfáltica, entre outros serviços básicos necessários para melhorar a infraestrutura da via na área atingida.
Simultaneamente, uma outra equipe do distrito de obras recupera a rede de drenagem da rua Rita Barbosa, comunidade Ouro Verde, no Coroado 3, onde uma cratera se formou na via, por conta do vazamento na rede de drenagem. As peças danificadas já são substituídas e o serviço será concluído ainda hoje.
Os 16 distritos de obras espalhados pela cidade atuam com ações programadas e emergenciais de drenagens profundas e superficiais com implantação de meio-fio e sarjeta, calçadas, além de recuperação asfáltica.
— — —
Texto – Valesca Martins/Seminf
Fotos – Márcio Melo/ Seminf