Prefeitura de Manaus vai recuperar 10 mil ruas até o final do ano

Prefeitura de Manaus vai recuperar 10 mil ruas até o final do ano


Uma semana após dar início aos serviços de tapa-buraco nos conjuntos Galileia 1 e 2, na zona Norte da capital, o prefeito David Almeida fiscalizou, na manhã desta terça-feira, 13/4, o trabalho realizado no local e anunciou que o objetivo da Prefeitura de Manaus é entregar 10 mil – de um total de 18 mil –  ruas totalmente recuperadas até o final deste ano.

13.04.21 - Revitalização no Conjunto Galiléia

A expectativa do prefeito leva em consideração que, somente nos primeiros 100 dias de gestão, a prefeitura revitalizou, aproximadamente, 2 mil ruas por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), somadas as mais de 1,7 mil vias que estão sendo recuperadas dentro do pacote de “Obras de Inverno”, lançado no início do mês. Somente na zona Norte 559 ruas serão atendidas.

 

No Galileia, são quase 10 quilômetros de vias recuperadas.  “Há 12 anos, o Galileia 1 e 2 não recebia o trabalho de recuperação das suas ruas. Vim aqui na semana passada e demos a ordem de serviço. Hoje, vim conferir como ficou o serviço de tapa-buraco para saber como estão as ruas. Elas já estão trafegáveis. É esse o trabalho que a prefeitura faz. Nossa meta é recuperar 10 mil ruas de Manaus”, enfatizou Almeida.

 

O pacote de obras envolve 300 servidores terceirizados da Seminf, que trabalham nas imperfeições dos pavimentos, com obras de tapa-buraco em, pelo menos, 14 bairros, nesta primeira fase. Ao todo, R$ 30 milhões serão investidos ao longo de seis meses.

 

“Fazemos a fiscalização desse trabalho, para que tenhamos a certeza de que os serviços foram realizados quando chegar a fatura da empresa contratada. Vale ressaltar que toda obra, todo serviço tem seguro e garantia. Então, vamos fazer uma vez e bem feito. Para o restante da população, peço que tenham paciência e a certeza que a prefeitura vai chegar na sua casa, na sua rua, no seu bairro”, informou o prefeito.

 

Desafios

Com um cenário bem atípico devido à pandemia da Covid-19, a Seminf precisou se adequar e afastar de seu quadro 80% dos servidores que fazem parte do grupo de risco. Mas, mesmo com o déficit no número de trabalhadores, o órgão vem trabalhando diuturnamente e tem alcançado as metas traçadas por meio de planejamento e comprometimento da equipe técnica da secretaria, além do apoio dos distritos de obras, estrategicamente instalados nos bairros.

 

“Bairros que estavam há décadas sem atenção foram imediatamente atendidos, e equipes de obras trabalharam intensamente para normalizar o tráfego em vias que tiveram suas redes de drenagem danificadas. Muitas das ações também foram realizadas de forma preventiva. O ex-prefeito dizia que não havia buracos em Manaus, o que prova que ele não conhecia nossa cidade”, argumentou o vice-prefeito Marcos Rotta.

 

Futuras ações

David Almeida ressaltou que outros bairros serão contemplados pelo pacote de “Obras de Inverno”. Além disso, após a realização do serviço de tapa-buraco, equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Pública (Semulsp) farão ações nos bairros para manter a organização das localidades e garantir uma maior segurança para a população.

 

— — —

Texto – Divulgação/Semcom e Seminf

Fotos – Osmar Neto/ Vice-Prefeito

 

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHsmVfxRWX

 

Compartilhe nas Redes

últimas noticias