Prefeitura inicia uso de aplicativo do ArcGIS para monitorar prédios e imóveis históricos do Centro


Os primeiros testes com o uso do aplicativo ArcGIS Field Maps, feitos por equipes da Prefeitura de Manaus, via Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), começaram, nesta quinta-feira, 11/4, com monitoramento realizado na rua Bernardo Ramos, Centro, zona Sul.

Colaboradores da Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) foram a campo para levantar os dados de forma digital e on-line, usando o aplicativo nos celulares ou plataformas móveis, fazendo os primeiros testes do sistema.

O trabalho vai eliminar de vez as fichas de cadastro em papel, usadas até então, para fazer o mapeamento e monitoramento de imóveis históricos e de interesse de preservação no Centro, zona Sul. Na próxima semana, todos os colaboradores que forem a campo estarão usando apenas o ArcGIS Field Maps, seguindo com os trabalhos na rua Bernardo Ramos e na avenida Eduardo Ribeiro.

Os serviços realizados são para atualizar o Decreto Municipal 7.176/2004, com trabalhos de vistoria técnica e monitoramento de unidades históricas do centro da capital, incluindo 1.656 imóveis e terrenos, dez praças e 11 armazéns de porto. As ações são realizadas todas as terças e quintas-feiras, no período da tarde.

Diretamente dos pontos, casas, prédios e imóveis, a equipe faz a coleta de dados, que são transmitidos para um software no Implurb. O conjunto monitorado está listado no decreto que estabelece o setor especial das unidades de interesse de preservação no centro histórico.

“Será um trabalho mais preciso, ágil, usando a geotecnologia para ter mais precisão geográfica na hora de coletar os pontos, além de maior rapidez. Com o aplicativo, tudo será preenchido e atualizado dentro de um software no computador, sendo automático com o aplicativo nos celulares ou plataformas móveis”, comentou a gerente do GPH, arquiteta e urbanista Landa Bernardo.

Além de deixar de usar fichas manuais e em papel, o ganho ainda é na precisão de dados, principalmente nos pontos, porque vão ser georreferenciados. “Fizemos os testes e já preenchemos as primeiras fichas com o aplicativo. Ganhamos em tempo, precisão e em agilidade”.

Monitoramento

O monitoramento é um trabalho de acompanhamento das unidades e atualização dos cadastros para saber as condições em que elas se encontram. A finalidade do monitoramento é saber como os imóveis estão sendo usados, se há alguma degradação, abandono ou continua com o mesmo uso.

“E a população pode ajudar dando informações especialmente sobre imóveis no centro antigo que estão abandonados ou em degradação, ou sendo alvo de vandalismo e depredação, ligando para o 3625-6577, do GPH”, explicou a gerente do setor, arquiteta e urbanista Landa Bernardo.

O monitoramento envolve as edificações da lista com verificação in loco dos imóveis; situação e condição do bem, se está em uso, abandonado ou em depredação; adequação de publicidade; e atualização da ficha de cadastro. Também em campo, os arquitetos e técnicos do Implurb vão verificar possíveis danos aos prédios, casarões e similares, assim como se ocorreram alterações no patrimônio ou obras irregulares.

A arquiteta ressalta a importância dos moradores do Centro de manterem seus imóveis bens conservados e com manutenção, especialmente os que fazem parte da listagem do centro antigo. “As unidades particulares são de responsabilidade de seus proprietários. A salvaguarda e a manutenção desses imóveis são de responsabilidade dos seus donos e os proprietários precisam começar, realmente, a conservar, manter, proteger, evitando o abandono, o vandalismo e a ocupação indevida, garantindo a preservação da edificação e a segurança do entorno”, comentou Landa.

A Gerência de Patrimônio (GPH) tem atendimento presencial às segundas, quartas e sextas, das 8h às 11h, mas denúncias e informações podem ser encaminhadas pelo telefone (92) 3625-6577, de segunda a sexta, no mesmo horário.

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Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação e Valdo Leão/Semcom



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