Com a finalidade de gerar mais renda aos empreendedores manauenses, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), promove as feiras de artesanato itinerantes e orienta sobre a seleção para novos artesãos. Os interessados em participar das feiras devem estar cadastrados no órgão, por meio do link: https://forms.gle/2UcEUZAEnVvmNiV68, e a partir dele, serão encaminhados para um dos seis grupos institucionais de WhatsApp, da secretaria.
Devido à grande procura de vagas, a seleção dos artesãos que participarão das feiras é realizada da seguinte forma: a cada feira é gerado um link de inscrição e, caso o número de inscritos seja excedido, automaticamente um sorteio será feito, os primeiros sorteados são escolhidos para exporem seus produtos.
“O departamento busca criar oportunidade de geração de renda às pessoas que trabalham com artesanato, com economia solidária, uma vez que foi uma categoria muito atingida durante a pandemia. Então, aos poucos, trazemos de volta a inclusão dessas pessoas ao mercado, principalmente visando a questão da comercialização do artesanato. Hoje em nível local, mas estamos buscando realizar em nível nacional e internacional”, informa a chefe do Departamento de Economia Solidária e Criativa (Desc) da Semtepi, Izoney Thomé.
Conforme levantamento do Desc, o quantitativo de artesãos cadastrados ultrapassa os 1.300 empreendedores. As feiras de artesanato itinerantes promovidas pelo órgão, no mês de abril, geraram um faturamento de R$ 76.727, o maior registrado neste ano, além de ter ultrapassado o valor anual de 2018.
Estratégia
Idealizadas pelo Desc, as feiras têm por objetivo utilizar lugares estratégicos para expor as mercadorias dos artesãos, além de oferecer espaço e estrutura para a exposição e a venda dos produtos, promovendo capacitação empreendedora, como forma de reforçar a renda de várias famílias em Manaus.
— — —
Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi
Foto – Antônio Pereira / Semcom