As pessoas presas por participarem da depredação na praça dos Três Poderes devem passar por audiência de custódia nesta segunda-feira (9). Segundo a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), até as 23h de domingo (8), 300 manifestantes haviam sido detidos.
Todos foram enquadrados no artigo 359-M do Código Penal, que consiste em “tentar depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”. A pena prevista é de 4 a 12 anos de prisão.
Durante toda a noite, ônibus com manifestantes chegaram ao Departamento de Polícia Especializada (DPE) com vândalos que participaram dos atos. “As investigações seguem até que o último integrante seja identificado”, informou a Polícia Civil.
Segundo o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, delegado Robson Cândido, entre os identificados pela corporação estão pessoas com mandado de prisão em aberto por homicídio. O delegado também destacou que a corporação havia alertado a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) sobre os riscos das manifestações.
Fonte: R7
Foto: UESLEI MARCELINO/REUTERS