A faixa de preços é a mais fácil de desenhar, nesse cenário. O modelo deve ter etiquetas parecidas com o de um Fiat Pulse, que hoje é vendido entre R$ 102 mil e R$ 134 mil, e não deve chegar no teto de um VW Nivus, que hoje está em R$ 148 mil.
Mesmo assim, os três produtos são concorrentes quando consideramos as medidas. O Kardian é mais comprido que um Pulse e mais curto que um Nivus, mas leva vantagem na distância entre-eixos contra os dois concorrentes.
Renault Kardian será rival de Fiat Pulse e VW Nivus — Foto: Divulgação
Quando o assunto é porta-malas, o Renault leva a melhor novamente contra o Fiat. São 358 litros de capacidade em VDA (blocos de isopor). Medindo em litros de água, que é o divulgado pela Stellantis, temos 410 litros para o Kardian contra 370 litros do Pulse. O Nivus tem 415 litros em VDA, e não revela dados em outra medição.
Dimensões: Kardian contra Pulse e Nivus
Renault Kardian | Fiat Pulse | VW Nivus | |
Comprimento | 4,12 m | 4,10 m | 4,26 m |
Entre-eixos | 2,60 m | 2,53 m | 2,57 m |
Altura | 1,54 m | 1,58 m | 1,50 m |
Largura | 1,77 m | 1,77 m | 1,76 m |
Sob o capô, o Kardian tem um motor 1.0 turbo flex de até 125 cv de potência e 22,4 kgfm de torque abastecido com etanol (os dados com gasolina ainda não foram divulgados). Ele não é mais potente que a concorrência, mas tem mais torque.
Motor: Kardian contra Pulse e Nivus
Renault Kardian | Fiat Pulse | VW Nivus | |
Motor | 1.0 turbo flex | 1.0 turbo flex | 1.0 turbo flex |
Potência | 125 cv (E) | 125 cv (E) e 130 cv (G) | 116 cv (E) e 128 (G) |
Torque | 22,4 kgfm | 20,4 kgfm | 20,4 kgfm |
O câmbio é um dual-clutch, ou seja, automático com dupla embreagem banhada a óleo com seis marchas. Entre os rivais, Pulse usa automático do tipo CVT e o Nivus, um automático convencional de seis marchas. Embora o consumo do Kardian ainda não tenha sido revelado, com essa transmissão podemos esperar que o modelo terá números melhores que os dos rivais — e que seja mais rápido também.
Visual e acabamento interno
O SUV tem desenho bem interessante e chama atenção. É bem diferente dos outros veículos vendidos pela fabricante aqui no Brasil. As linhas da dianteira fazem o modelo parecer maior do que realmente é. O conjunto de iluminação é dividido em duas partes, com DRL alinhado ao capô e faróis no para-choque. Ele será o primeiro veículo nacional a usar o novo emblema da Renault.
A versão apresentada até o momento é a Premiere Edition. A carroceria é pintada com duas cores, sendo o teto preto, e as rodas são de 17 polegadas. A traseira tem lanternas divididas, assinatura na tampa do porta-malas “Kardian” e linhas bem marcadas.
Por dentro, couro sintético e tecido para os bancos e uma faixa horizontal no painel também de couro. O painel de instrumentos digital de 7 polegadas e a multimídia de 8 polegadas virão de série em todas as versões. O último item faz conexão de Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e o SUV ainda tem ar-condicionado automático e digital.
Traseira é estilosa e tem bastante vinco — Foto: Divulgação
Esses dois últimos itens são compartilhados com Renault Oroch e Duster. Outro ponto que segue como o dos outros Renault é o comando satélite, abaixo da alavanca do limpador de vidros, para a multimídia. Poderia ter passado para o volante, como a maioria dos veículos atuais. É mais prático de acionar.
O console central é bem elevado e ajuda na ergonomia. O Kardian tem duas portas USB (uma convencional e outra C), freio de estacionamento eletrônico, descansa-braço central, dois porta copos e alavanca de câmbio do tipo joystick.
Revestimento dos bancos mescla tecido e couro sintético — Foto: Divulgação
Para a segunda fileira de bancos, faltou saídas de ar-condicionado como o VW Nivus oferece. No entanto, há duas portas USB para carga lenta, um porta-objetos central e o espaço interno é melhor que o dos concorrentes já citados.
Entre os equipamentos, o Kardian oferece alerta de ponto cego, câmera multivisão (Duster já conta com essa tecnologia), controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência, assistente de partida em rampa e seis airbags. Resta saber quais versões receberão esse pacote de assistências de condução e segurança, e se ficará disponível como opcional para as opções de entrada.
Volante e multimídia vêm do Duster — Foto: Divulgação
Fonte: Autoesporte