Rússia concede asilo político a Bashar al-Assad


Regime de Assad caiu para ofensiva-relâmpago de rebeldes nesta final de semana. — Foto: Omar Albam/AP

O presidente Vladimir Putin, aliado histórico de Bashar al-Assad, concedeu asilo político ao ex-ditador sírio, segundo o porta-voz do Kremlin. Assad fugiu da Síria após os rebeldes tomarem o controle de Damasco no último fim de semana. A alianaça entre Assad e Putin remonta a anos de cooperação política e militar, especialmente durante os momentos mais críticos da guerra civil síria.

Agências de notícias russas, como a Tass, informaram que Assad está em Moscou. Em declaração oficial, o Kremlin afirmou que o ex-líder sírio ordenou uma transição pacífica de poder antes de deixar o país. No entanto, o porta-voz Dmitry Peskov se recusou a confirmar a presença de Assad na Rússia, afirmando que a situação surpreendeu o mundo, incluindo as autoridades russas.

Bashar al-Assad, que esteve no poder por 24 anos, deixou a capital Damasco após os rebeldes entrarem na cidade sem enfrentar resistência militar significativa. A pedido da Rússia, o Conselho de Segurança da ONU se reunirá nesta segunda-feira, às 17h (horário de Brasília), para discutir o futuro da Síria e as implicações da queda do regime de Assad.

Com base nas informações de CNN e O Globo

 



Source link

Compartilhe nas Redes

últimas noticias