Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza programação especial para o Dia Nacional do sistema Braille

Secretaria de Cultura e Economia Criativa realiza programação especial para o Dia Nacional do sistema Braille

FOTO: Michael Dantas / Secretaria de Cultura e Economia Criativa
FOTO: Michael Dantas / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Live em redes sociais terá apresentações e lançamento de livros da Biblioteca Braille do Amazonas

A Biblioteca Braille do Amazonas, administrada pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, terá uma programação especial para o Dia Nacional do Sistema Braille, comemorado na próxima quinta-feira, dia 8 de abril. Apresentações artísticas e um novo projeto literário, em homenagem a escritora Ana Peixoto, serão apresentados por meio de uma live na data comemorativa, nas redes sociais (www.facebook.com/bibliotecabraille e @culturadoam), às 9h.

live “Cultura Braille Espetacular” também reunirá o professor Alexandre Lima, a professora Drª. Joab Grana Reis, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e Regina Fátima Caldeira, representante da Fundação Dorina Nowill para Cegos, que falarão sobre a importância do sistema Braille para a vida das pessoas com deficiência visual.

“O Dia Nacional do Sistema Braille é comemorado no dia do aniversário de nascimento do professor José Álvares de Azevedo, que apesar de ter uma vida breve, ainda conseguiu estudar na França e de lá trouxe o sistema Braille para o nosso país, uma história linda. O Braille transforma vidas e é sobre isso que vamos falar”, comenta o gerente da biblioteca, Gilson Mauro, que apresentará o programa.

As apresentações artísticas contarão com os cantores amazonenses Karla Seixas, Linda Carter, Stivisson Menezes, Manoel Passos e Gleydson Carlos. Também será lançado o projeto “Ana Peixoto – Encontro com escritores amazonenses”, que conta com 20 livros em Braille e falados.

“Em homenagem a Ana, que nos deixou ano passado, demos o nome dela a este projeto, que também inclui obras dela na coleção”, explica Gilson. “Eles estarão na biblioteca, mas também incluiremos estas obras em nosso canal no Youtube (Biblioteca Braille) para que as pessoas em casa possam acessar”, afirma o gerente do espaço.

O programa ainda terá a entrega de seis carteiras de identificação da pessoa com deficiência visual, que será realizada pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Biblioteca Braille – Inicialmente implantada no prédio da Biblioteca Pública do Amazonas, em 1999, desde 2008 a Biblioteca Braille está instalada no Bloco C do Centro de Convenções – Sambódromo. Referência no Estado, o espaço tem o objetivo de integrar, promover e incluir pessoas com deficiência visual ao meio social, cultural, educacional e profissional, melhorando condições de vida, estudo e convivência para contribuir na elaboração de trabalhos e pesquisas.

A Biblioteca Braille dispõe de um acervo de mais de 50 mil obras entre livros digitalizados, livros falados, obras em Braille e filmes com audiodescrição. O espaço também disponibiliza estúdios de gravação, máquinas de escrever em Braille, computadores especiais, impressoras em Braille, scanners de voz e lupas eletrônicas.

Compartilhe nas Redes

últimas noticias