Os ministros Maria Thereza de Assis Moura, 65, e Og Fernandes, 70, assumem, nesta quinta-feira (25), às 17h, o comando do Superior Tribunal de Justiça (STJ), como presidente e vice-presidente, respectivamente, no biênio de 2022-2024. Maria Thereza é a segunda mulher a ocupar o cargo.
Os dois, que irão substituir os ministros Humberto Martins e Jorge Mussi, vão conduzir o STJ e o Conselho da Justiça Federal (CJF) por dois anos. A cerimônia será transmitida ao vivo pelo canal do STJ no Youtube.
Sobre Maria Thereza de Assis Moura
A futura presidente do STJ é natural de São Paulo, local onde começou a sua trajetória acadêmica e profissional. Ela é mestre e doutora em Direito Processual pela Universidade de São Paulo (USP), onde também é professora.
Além disso, Moura, que é ministra do STJ desde 2006, também possui especialização em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra, Instituto de Direito Penal Econômico Europeu e IBCCRIM.
Atual corregedora Nacional de Justiça, Maria Thereza de Assis Moura conquistou o reconhecimento internacional pela participação ativa na comunidade jurídica, fato que a levou a integrar o Conselho Consultivo da Rede Mundial de Integridade Judicial, da ONU. Maria Thereza faz parte também da Comissão de Ética da Cúpula Judicial Ibero-Americana.
Sobre Og Fernandes
Nascido no Recife, o ministro Og Fernandes é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e também é bacharel em jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), onde já atuou como professor.
Em sua trajetória, Fernandes, que é ministro do STJ desde 2008, já atuou como repórter, advogado, juiz de direito e desembargador.