Setembro promete calor no Brasil e tempestades no Sul

Setembro já é naturalmente mais quente e, por causa do El Niño, o mês pode ter períodos tão ou mais quentes do que tivemos em agosto.

Estados do Sul, São Paulo, o Sul de Minas e o estado do Rio De Janeiro vão sentir uma brusca queda da temperatura no começo da próxima semana, entre os dias 4 e 5 de setembro por causa da mudanças no tempo provocadas pela passagem de uma frente fria, o primeira de setembro.

Mas de forma geral, a primeira quinzena de setembro será marcada pelo calor. A chance de outra queda acentuada da temperatura fica para a segunda quinzena.

Temperaturas na casa dos 40°C e 41°C podem ser esperadas no Centro-Oeste, no Norte, principalmente no Tocantins e no centro-sul do Pará, no interior do Nordeste e em pontos do interior de São Paulo e de Minas Gerais.

 A previsão da Climatempo é que a média temperatura máxima fique de 1°C a 2°C acima do normal em todo o Centro-Oeste, no norte de São Paulo, no oeste de Minas Gerais e da Bahia, no  sul do Piauí, no interior do Maranhão, no Tocantins, no Pará, no Amapá, no  centro e leste do Amazonas, em Rondônia e no leste Acre.

Em alguns locais do centro-norte do país, o desvio acima do normal da média das temperaturas máximas poderá ficar entre 3°C a 4°C, alerta o meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão de Clima da Climatempo . 

 No restante do país, a média da temperatura máxima deve ficar dentro a um pouco acima do normal, ou até 1°C acima da média.

Precipitação em setembro de 2023

 

O El Niño vai facilitar a ocorrência de mais tempestades sobre o Sul do Brasil durante o mês de setembro.  A primeira situação de tempestade já ocorre nos primeiros dias do mês, pois os três estados da Região Sul vão sentir a influência de fortes áreas de baixa pressão atmosférica que que vão se desenvolver entre o Paraguai e o Sul do Brasil e outra no sul do Rio Grande do Sul.

Estas baixas pressões e o deslocamento de uma frente fria pelo litoral da Região Sul vão estimular nuvens muito carregadas, com potencial para provocar chuva volumosa, intensas rajadas de vento e até granizo.

 

O meteorologista Vinícius Lucyrio comenta: 

“O fato de setembro começar com pancadas de chuva em quase todo o país, não quer dizer que o mês terá chuva frequente, todos os dias. A tendência é de que novamente ocorra a expansão de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o interior do Brasil deixando o ar seco”.

A intensificação do ar seco pelo interior do país vai reduzir a nebulosidade e as condições para chuva na maioria das áreas do Sudeste, no Centro-Oeste, em grande do Norte e do Nordeste. A redução da chuva e aumento do calor deve ocorrer inclusive no Sul do BR.

Mas nem tudo será calor e secura em setembro. Vinícius Lucyrio avisa que “nas últimas semanas do mês poderemos ver a proliferação de algumas instabilidades pelo Brasil Central por conta do calor.”

Previsão da Climatempo para a tendência do comportamento da chuva no Brasil em setembro de 2023

(Arte: Climatempo)

Deve chover um pouco acima da média normal no Espírito Santo, no Rio de Janeiro, no leste de Minas Gerais, no centro, leste sul e oeste de São Paulo, no centro-leste de Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul.

 No leste do Nordeste, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, em Mato Grosso e em todo o Norte do Brasil, o volume de chuva de setembro deve ficar um pouco abaixo do normal. Nas outras áreas do país, deve chover dentro do normal.

Por: Climatempo 

Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias