Sob influência do El Niño, janeiro deve ter chuva e temperatura acima da média; veja previsão para todas as regiões

Projeção do INMET indica temperaturas acima da média para boa parte do Brasil em janeiro. — Foto: INMET

Projeção do INMET indica temperaturas acima da média para boa parte do Brasil em janeiro. — Foto: INMET

Veja como fica o tempo em cada região:

– Sul

Chuvas: Durante o mês de janeiro, as chuvas vão continuar, mas concentradas no norte e oeste do Paraná e oeste do Rio Grande do Sul. De acordo com Vinicius Lucyro, climatologista da Climatempo, nos demais estados, é prevista uma trégua.

“Isso deve ser observado em decorrência da natureza das chuvas, que passam a ser provocadas majoritariamente pela ação do calor e da alta umidade, na forma de pancadas que são mal distribuídas espacialmente”, detalha o climatologista.

Temperatura: O calor se intensifica no Sul e a temperatura deve ficar acima da média esperada para o mês. As regiões do norte e oeste do Paraná, meio-oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul devem registrar calor intenso.

Em Londrina, onde a máxima para o mês fica em torno de 30ºC, os termômetros podem registar 31ºC. O mesmo deve acontecer em Criciúma, onde a média é de 29ºC e são esperados 31ºC.

Sudeste

Chuvas: O volume de chuvas aumenta na região em janeiro. Os acumulados devem ficar acima da média, principalmente, em Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.

Já no estado de São Paulo, as chuvas devem ser superiores à média em alguns pontos do oeste paulista. No restante do estado, a chuva não deve superar o volume estimado.

Temperatura: Os termômetros seguem com máximas acima da média em todo o Sudeste. Em São Paulo, a máxima média esperada para o mês, segundo o Inmet, é de 27ºC, mas, neste ano, pode chegar a 28ºC em janeiro.

O mesmo deve acontecer no Rio de Janeiro. A temperatura máxima média é 30ºC e os termômetros podem registrar até 32ºC.

Centro-Oeste

Chuvas: Ao longo do mês, as chuvas devem ser intensas em Goiás e no Distrito Federal. Já no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é que fiquem abaixo da média.

Seca: Com isso, há um alerta para o Pantanal, onde a seca deve ser mais expressiva. Em 2023, a seca agravou a temporada de fogo na região e alastrou uma queimada que devastou uma área equivalente a quase oito vezes o tamanho da capital carioca.

Temperatura: As temperaturas ficam altas e acima da média em todos os estados. Em Cuiabá, a média máxima para o mês é de 32ºC, mas os termômetros podem chegar a 34ºC. Em Campo Grande, é de 30ºC, mas, neste ano, deve chegar a 32ºC.

Nordeste

Chuvas: A previsão é de chuvas abaixo da média na região, com alerta de possibilidade de seca.

Seca: A estiagem deve ser mais severa na faixa que se estende do Maranhão ao oeste do Rio Grande do Norte e segue até a Paraíba.

Temperatura: Os termômetros devem registrar máximas acima da média em todos os estados da região. Em Salvador, onde historicamente a máxima fica em torno dos 30ºC, a temperatura deve chegar a 32ºC. Em Recife, o cenário é parecido: as máximas devem chegar a 32ºC, dois graus acima do esperado para o mês.

O Centro de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao governo federal, emitiu um alerta em sua nota técnica indicando riscos por causa da estiagem.

Temperatura: As temperaturas continuam mais altas do que o normal, com alguns dias de calor intenso. Boa parte do mês deve ser de tempo mais abafado. Em Belém, onde a máxima para o mês é de 31ºC, os termômetros devem registar 33ºC. Em Manaus, a expectativa é a de que a temperatura chegue a 32ºC, dois graus acima da média para janeiro.

Por: G1

Fonte

Compartilhe nas Redes

últimas noticias