Técnicos de Saúde visitam hospital de Manacapuru para fortalecer identificação de doenças nesta quinta-feira (31/03)

Outros cinco municípios vão receber as visitas técnicas de equipes da FVS-RCP, vinculada à SES-AM

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Para fortalecer a Vigilância Epidemiológica em ambiente hospitalar, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), realizou, nesta quinta-feira (31/03), uma visita técnica ao Hospital Geral de Manacapuru, na sede do município (a 68 quilômetros de Manaus).

As visitas técnicas são realizadas pela coordenação estadual dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) e Comissão Estadual de Controle de Infecção em Serviços de Saúde (CECISS). As ações de monitoramento e supervisão das equipes no interior do estado são realizadas para avaliar e analisar as Doenças de Notificação Compulsória (DNC) identificadas dentro de ambiente hospitalar e ações de prevenção e controle de infecções hospitalares.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca que as visitas técnicas são uma oportunidade de aprimoramento da equipe dos núcleos epidemiológicos no interior para identificação de doenças. “Os serviços no interior estão sendo fortalecidos de modo que essas avaliações são ferramentas para que haja as detecções de doenças de forma ainda mais rápida e precisa” enfatiza Tatyana.

De acordo com a coordenadora estadual da Rede Nacional de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (RENAVEH), vinculada à FVS-RCP, Andréia Santos, o objetivo específico da visita técnica em Manacapuru é implementar e monitorar os fluxos das DNC para alinhar as ações de serviços de saúde.

“Esse programa de visitas técnicas no interior funciona como uma capacitação em serviços. Foi elaborado um cronograma de visitas, em 2021, para ser realizado esse ano. Até o meio de junho, a previsão é visitar os núcleos nos hospitais de, pelo menos, cinco municípios para fazer esse alinhamento junto às nossas equipes técnicas”, concluiu Andréia.

Cronograma – As visitas técnicas voltadas para a Vigilância em Saúde em ambiente hospitalar serão realizadas, de março a junho, em mais cinco hospitais do interior do estado: Itacoatiara, Coari, Parintins, Tabatinga e Tefé.

Dentre as atividades realizadas durante as ações está a abordagem para tratar de recomendações sobre melhorias e processos de boas práticas na saúde, além da orientação e direcionamento dos profissionais de saúde em cada núcleo para aprimoramento técnico da equipe.

Vigilância – Os núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar são os setores responsáveis pelo planejamento e execução das ações de epidemiologia hospitalar, incluindo a vigilância epidemiológica de DNC e outros assuntos de interesse para a saúde pública.

Esses núcleos são responsáveis pela vigilância permanente dos problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população dentro do ambiente hospitalar.

Também atuando na Vigilância em Saúde dentro de unidades de saúde, as CCIH atuam de forma ativa na prevenção e controle de infecções. Essas comissões têm como objetivo elaborar e instituir medidas para redução da incidência e gravidade dessas enfermidades. Com essas informações é possível definir limites endêmicos de infecções para cada unidade, originando taxas de infecções mensal e anual.

Referência – A FVS-RCP é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e, por meio da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, atua com vigilância permanente sobre os problemas de saúde que podem pôr em risco a saúde da população dentro do ambiente hospitalar.

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Com informações da ACS

Compartilhe nas Redes

últimas noticias